“Cinco olhares sobre Auschwitz” para ver no Porto

U

Cinco olhares sobre Auschwitz” é o título de uma exposição de fotografia que hoje é inaugurada no Porto, na Casa das Associações, Rua de Mouzinho da Silveira, 234/6/8. A iniciativa da Escola Profissional Raul Dória, que tem o apoio dos pelouros da Juventude e Cultura da Câmara Municipal do Porto, mostra trabalhos da autoria de alunos e professores portugueses, alemães, polacos, romenos e gregos, todos eles envolvidos num projecto de aprendizagem e de pensamento crítico, intitulado “Local Traces of Jewish life in Europe”, sobre a vida e influência cultural dos judeus nos cinco países.
No âmbito do projecto, está prevista a edição online de um livro com os resultados de uma pesquisa realizada ao longo de dois anos sobre a herança judaica. A obra, segundo Suzana Melo, professora da Escola Profissional Raul Dória e uma das dinamizadoras do projecto, contribuirá para “uma compreensão inter-regional e multidimensional da história judaica em cada região e país, abarcando todo o património cultural, desde a língua, tradições populares, passando pela gastronomia até à arquitectura e produção artística”. Segundo Suzana Melo, “Local Traces of Jewish life in Europe” quer fomentar “o caminho para a tolerância e o diálogo intercultural, que fomenta o respeito pelo outro e pela diferença, que combate o medo e a ignorância, actuando junto dos nossos jovens, procurando educá-los e ensiná-los a compreender a História e a compreender o outro”.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>