Leituras: Vicente Jorge Silva. Conversas com Isabel Lucas

P23 Vicente Jorge Silva livro
Vicente Jorge Silva. Conversas com Isabel Lucas
é uma boa leitura para este último fim-de-semana de Março, que não se prevê soalheiro em nenhum canto do país. E é particularmente recomendável a quem pretender descobrir ou aprofundar a história do PÚBLICO, que no dia 5 deste mês completou vinte e quatro anos de vida.
Ao longo de pouco mais de duas centenas e meia de páginas, Vicente Jorge Silva, o primeiro director do jornal explica, por exemplo, quando, como e por quê começou a germinar a ideia do novo diário; que passos foram dados até ao seu nascimento (e que recuos se registaram); quais foram os jornais estrangeiros que o inspiraram; que obstáculos foi necessário contornar; quem foram os protagonistas da nova aventura ou quem a financiou.
O livro também será lido com enorme proveito por quem quiser conhecer um eloquente conjunto de diferenças entre o jornalismo de antes, exercido no Comércio do Funchal, e de depois do 25 de Abril, no Expresso ou no PÚBLICO, sobretudo.
Além de oferecer abundante informação a quem quiser conhecer a imprensa portuguesa, na sua pequena e grande história, Vicente Jorge Silva. Conversas com Isabel Lucas, também inclui reflexões sobre o presente e o futuro do jornalismo, em consequência, por exemplo, dos desafios que a Internet lhe coloca.
Além do jornalista, também o realizador de cinema, o político, o funchalense, o emigrante ou o estudante Vicente Jorge Silva, entre outros, se encontram neste livro, editado pela Temas e Debates no final de 2013.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>