Um jornal escolar que esqueceu o essencial

P23 alimentos

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, que se assinalou a 16 de Outubro, um agrupamento de escolas, que não vale a pena identificar, promoveu diversas actividades. O jornal escolar informou que todas correram “muitíssimo bem”. A principal e uma das mais úteis foi uma palestra de uma nutricionista, muito conhecida por aparecer frequentemente num programa televisivo.
A notícia dá a conhecer o objectivo da conversa (“sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada”); quem a promoveu (“os professores do projeto de Educação para a Saúde”); quando e onde teve lugar (entre as 14h35 e as 16h10, na cantina); quem interveio, além da nutricionista (o director do agrupamento, que deu as boas-vindas; uma aluna, que leu um trabalho sobre a roda dos alimentos; e uma professora, que apresentou a palestrante). Por fim, é feita uma avaliação global da palestra, que foi “um sucesso”, e da nutricionista, que “despertou o interesse de todos” e que “ensinou aos alunos as dez principais regras que orientam uma alimentação saudável e os dez piores erros alimentares que todos os meninos (e não só…) cometem e não deviam cometer”.
A notícia, no entanto, não indica, infelizmente, o essencial, ou seja, quais são as tais “dez principais regras que orientam uma alimentação saudável e os dez piores erros alimentares que todos os meninos (e não só…) cometem e não deviam cometer”. O jornal escolar desperdiçou, assim, uma excelente oportunidade para educar para a saúde, recordando as regras a quem possa ter estado distraído na palestra e informando quem nela não participou.
Não se esqueçam: quando redigem uma notícia sobre, por exemplo, uma palestra, um colóquio ou uma conferência, em vez de gastarem muitos adjectivos, digam o essencial do que lá foi dito.

(A imagem foi retirada do site do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral da Saúde)

Um comentário a Um jornal escolar que esqueceu o essencial

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>