Como prevenir o bullying?

P23 tvi cyberbullying 4P23 tvi cyberbullying 3

Como pre­venir o bul­ly­ing? Não havendo receitas com sucesso garan­tido, há um con­junto de con­sel­hos de util­i­dade com­pro­vada em múlti­plas ocasiões. A Asso­ci­ação Brasileira Mul­ti­profis­sional de Pro­teção à Infân­cia e Ado­lescên­cia, uma Orga­ni­za­ção Não-Governamental já extinta, mas ainda hoje recon­hecida pela eficá­cia do tra­balho que desen­volveu em favor de um ambi­ente esco­lar har­mo­nioso e saudável, sub­lin­hava a importân­cia de:
• Con­ver­sar com os alunos e escu­tar aten­ta­mente as suas recla­mações ou sug­estões.
• Estim­u­lar os estu­dantes a infor­mar sobre casos que con­heçam, pres­en­ciem ou, evi­den­te­mente, em que sejam as víti­mas.
• Recon­hecer e val­orizar as ati­tudes dos mais novos no com­bate ao prob­lema.
• Criar com os estu­dantes regras de dis­ci­plina para a turma, em artic­u­lação com o reg­u­la­mento interno da escola.
• Estim­u­lar as lid­er­anças pos­i­ti­vas entre os alunos.
• Inter­vir direc­ta­mente nos gru­pos, o mais rap­i­da­mente pos­sível, para travar a dinâmica do bul­ly­ing.

Como prevenir o cyberbullying?

No site Internet Segura, há bons conselhos para o caso de o bullying ser cometido através de, por exemplo, um site ou uma rede social:
• É necessário manter a calma, a etapa mais difícil.
• Analisar a situação e perceber o que está a acontecer. Há mesmo alguém a agir de má fé ou é coincidência?
• Confirmado o roubo ou a ofensa, guarda-se tudo o que pode constituir prova contra o abusador (ex. fazer Print Screen de mensagens escritas) para poder fazer queixa formal em caso de violação grave.
• Pedir ajuda aos moderadores/gestores do website em que se deu o problema. Os sites/redes sociais com termos de utilização e política de segurança oferecem serviços de bloqueio e eliminação de perfis/conteúdos.
• Partilhar a ocorrência em tempo real. Isso irá ajudar a esclarecer possíveis mal-entendidos e deixar bem explícito que se está a ser clonado/perseguido.

P23 tvi cyberbullying 1P23 tvi cyberbullying 2

Como atacar o cyberbullying no Facebook, no Twitter ou no Youtube?

• No Facebook: a rede social estipulou directrizes para o que é ou não permitido nas suas páginas. Pode bloquear, excluir ou denunciar um perfil que seja abusivo. No caso de cyberbullying, além das três ferramentas oferecidas, dependendo da gravidade da situação, o site recomenda não responder, não esconder o facto e documentar e salvar o conteúdo com a ajuda da ferramenta “Amigo de Confiança”.
• No Twitter: existe uma assistência ao utilizador dentro da central de ajuda na própria rede. Ao entrar, procure um tutorial contendo opções para denunciar violações, contas hackeadas, spam, abusos e outras vulnerabilidades na segurança.
• No YouTube: o serviço de vídeos tem um local para denúncias que possibilita a remoção do conteúdo caso viole as diretrizes de privacidade do site, que podem estar relacionadas com a imagem, voz, nome completo e informações de identificação financeira ou pessoal. Em alguns casos, o site entra em contato com o infractor para notificá-lo da violação e dar uma hipótese a que corrija a situação num prazo de 48 horas. É possível denunciar qualquer conteúdo clicando na “bandeirinha”, que se encontra no canto inferior direito do vídeo.

(As imagens são do Jornal das 8, da TVI, de hoje)

Um comentário a Como prevenir o bullying?

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>