Manuel António Pina visto por Dinis Leal Machado

P23 MAP1

Quem é Manuel António Pina?”, filme que, no final de Novembro passado, obteve o 2.º Prémio na Cat­e­go­ria Ani­mação no 7.º Con­curso de Vídeo Esco­lar 8 e Meio, é um excelente trabalho escolar. É um óptimo modo de aproveitar as potencialidades que a Web 2.0 oferece a quem quer, ao mesmo tempo, estudar com rigor e ser criativo. É, portanto, um exemplo que merece ser seguido, razão por que pedimos ao autor do retrato do poeta Manuel António Pina, Dinis Leal Machado, para oferecer uma ajuda a quem se quiser aventurar a fazer algo semelhante. Generosamente, o aluno da Escola Secundária D. Afonso Hen­riques, Vila das Aves, descreve aqui as etapas que importa seguir e, além disso, manifesta-se disponível para esclarecer quaisquer dúvidas.

Quem é Manuel António Pina? foi a pergunta que me veio à cabeça quando, estupidamente, olhava para a professora que me propunha a produção de um vídeo sobre este grande senhor para o espectáculo do “Poesia Está na Rua”, de Santo Tirso, dedicado, no ano passado, precisamente a Manuel António Pina. Assim, tendo aceite o trabalho, e após uma pesquisa sobre este escritor, apercebi-me da sua grande importância na poesia e literatura infanto-juvenil portuguesa, pelo que me surgiu como obrigação dar a conhecer de forma rápida e sintética este escritor. Assim surge a animação documental “Quem é Manuel António Pina?”, um vídeo de três minutos que funde a biografia e autobiografia do escritor, tentando mostrar a sua obra e personalidade.

Mas o objetivo deste artigo não é só dar a conhecer Manuel António Pina, mas também desafiá-lo a si, tal como o fizeram a mim, a produzir um vídeo como este, a dar a conhecer aqueles que devem ser reconhecidos, quer sejam escritores, pintores, cineastas… Ou então, se é professor, ou está em algum tipo de associação cultural, porque não desafiar os seus alunos ou unir esforços e fazer algum semelhante a este? Acredito que alguns de vocês deverão estar a pensar de como é difícil fazer um vídeo destes. Mas acreditem, não é assim tão complicado e, embora possam fazer algo totalmente diferente deste estilo, deixo aqui umas dicas que podem ajudar na elaboração de um projeto como este.

Etapas

P23 MAP5

1. Escolha da personalidade
Neste ponto não há muito a sugerir, apenas escolha uma pessoa que ache que deva ser reconhecida.

P23 MAP3

2. Pesquisa
Esta fase é extremamente importante, pesquise bem, procure saber o mais possível sobre a pessoa, procure coisas inéditas e imagine como poderá usá-las nas próximas fases.

3. Elaboração da narração
Pegue na matéria prima que recolheu na pesquisa e utilize o seu poder de síntese. Tenha em atenção a elaboração do texto de modo a que seja claro, tente seguir uma ordem temporal linear e acima de tudo visualize o que está a escrever e descreva o que acontece na imagem durante a  narração.

P23 MAP4

4. Elaboração dos objetos
Pegue na narração e decida que elementos necessita criar, use um programa de desenho. Pessoalmente, usei o Adobe Illustrator CS6, é muito simples de usar, tem um traço muito elegante (ideal para quem não tem grande mão artística), e é processado num sistema vectorizado. Por agora, só interessa saber que lhe vai permitir aumentar e diminuir o tamanho dos objetos sem perder qualidade quando os estiver a animar. Quanto ao desenho, use imagens de referência que obteve na pesquisa e tente ser simples. (Na imagem, interface do Illustrator, na produção do vídeo).

P23 MAP2
5. Animação de objetos

Esta fase será a mais trabalhosa, principalmente se não souber exatamente o que quer e como quer. Por isso, planifique bem. Para a animação usei o Adobe After Effects (AE) CS6, pois é simples na animação de objetos e tem uma boa ponte de compatibilidade com o Illustrator pelo que nos simplifica o trabalho na importação dos objectos. Uma vez importados os objetos, e escolhida a imagem de fundo, é bom separar em composições e animar pequenos grupos de objectos. Depois disto, crie uma composição principal onde coloca as outras composições nas devidas posições e anime a câmara virtual. Depois de completa, exporte a animação num formato de vídeo.

6. Vídeo Final
Com o vídeo exportado do AE entre num programa de edição de vídeo como o Adobe Premiere e coloque-o na Timeline. Faça a narração por fases enquanto vê o vídeo. Monte as narrações e escolha uma música de fundo (apenas instrumental). Ponha a narração e a música na Timeline coordenadas com o vídeo. Exporte o vídeo e está pronto.

Sei que pode parecer que as fases 4-5-6 são bastantes complicadas. Compreendo perfeitamente isso, e de facto são trabalhosas. Por isso, para facilitar o seu trabalho, estou totalmente disponível para ajudar. Assim, se estiver interessado, não hesite em enviar-me um e-mail (quemmpa@outlook.com), que eu disponibilizo os vídeos tutoriais que usei, que conseguem clarificar e simplificar aquilo que, no texto, parece muito complicado. Quanto aos programas, não se preocupe, vá ao site da Adobe e descarregue as aplicações gratuitamente, podendo usar a versão experimental.

Quanto ao resto, espero que tenha gostado do trabalho e se decidir fazer um, contacte-me que ajudarei no que for possível.

Dinis Leal Machado
(Agradecimento: AEDAH)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>