Nasce em Évora um jornal escolar

P23 Notícias da Bússola
A manchete é apropriada ao período natalícia: “Um jornal nasceu”. Uma boa notícia, pois, a do surgimento do Notícias da Bússola, jornal do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora, por iniciativa da equipa da biblioteca escolar.
A importância educativa da imprensa feita nos estabelecimentos de ensino é sublinhada no editorial assinado pelo patrono do agrupamento, Manuel Ferreira Patrício, que explica como o jornal Notícias da Bússola se inscreve numa linha de rumo com uma forte tradição em Évora. “É uma linha pedagógica de rumo que encontramos defendida pelos melhores pedagogos e educadores do chamado Movimento da Escola Nova, que nasceu na Europa e nos Estados Unidos da América a partir da segunda metade do século XIX e início do século XX, com o intuito de modernizar a Educação, dando à criança e ao jovem o lugar principal, pois a eles cabe aprender”.
“Imbuídos do espírito natalício”, os jornalistas Notícias da Bússola pedem “criatividade, luz, cor, alegria, dinamismo, produção, coletivismo e solidariedade” e que a bússola oriente os percursos escolares e de vida.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>