Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem, um estudo que sublinha a importância da edição de jornais escolares na humanização do meio escolar, da autoria do professor e jornalista brasileiro Jorge Kanehide Ijuim, tem uma edição portuguesa, disponível para download livre, no site de Livros Labcom: Laboratório de Comunicação On-line, do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior.
Na apresentação da edição portuguesa, Estrela Serrano, coordenadora do Centro de Investigação Media & Jornalismo, nota a circunstância de Jorge Kanehide Ijuim, que verificou que os professores manifestam dificuldades na apreensão de conceitos, práticas, técnicas e linguagem do jornalismo e na sua aplicação ao jornal escolar, ter valorizado mais os relacionamentos que se estabeleceram entre educadores e educandos no trabalho de elaboração do jornal do que a perfeição jornalística do produto final.
Estrela Serrano afirma ainda que Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem proporciona “uma reflexão sobre o papel do jornalismo não apenas na escola – preocupação central do autor – mas também na formação de cidadãos críticos e autónomos nas suas escolhas e decisões ao longo da vida”.
Pingback: Jornais Escolares » Estudo “Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem” tem edição portuguesa