O ano dos selfies

Selfies encontrados numa pesquisa no Google imagens

Selfies encontrados numa pesquisa no Google imagens

Selfie, a palavra inglesa do ano para o dicionário Oxford, designa os incontáveis auto-retratos fotográficos, tirados, sobretudo, com smartphones ou webcams, e, a seguir, colocados nas redes sociais. “Mais que uma mania de adolescentes, o selfie ganhou proporções planetárias num local insuspeito: o funeral de Nelson Mandela, terça-feira, em Joanesburgo”, escreve hoje o jornal brasileiro A Tarde, no artigo “Era do selfie”, ilustrado com o controverso auto-retrato da primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, ladeada pelo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron.
O dicionário Oxford acolheu o novo verbete porque as citações a selfie cresceram 17.000% neste ano, explica a Veja, em “Selfie é nova maneira de expressão. E autopromoção”. A contabilidade é realizada por um programa que analisa mensalmente mais de 150 milhões de palavras em publicações variadas, verificando o quanto se repetem.
Os jovens com idades entre 13 e 24 anos são os principais protagonistas destas fotografias. Nove em cada dez jovens desse grupo etário postam auto-retratos, acrescenta a revista, citando um estudo do Pew Internet Research, realizado em Maio, sobre os hábitos dos adolescentes americanos.
 “O selfie permite mostrar sentimentos sem artifícios”, disse à Veja Joshua Nguyen, o vietnamita que criou o Selfie, a primeira aplicação dedicada exclusivamente aos auto-retratos. Estas aplicações, de um modo geral, possuem apenas três botões: um para capturar a imagem; outro para programar o instante em que a foto será feita, um temporizador; e o último para compartilhar o resultado nas redes sociais. A notícia da Veja refere o surgimento de uma nova aplicação, Shots of Me, que tem entre os investidores o jovem cantor Justin Bieber, e tira uma conclusão: “Onde há selfie, pode haver dinheiro”.
O trabalho termina com um teste para apurar o “quão viciado você está em selfie

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>