Conhecer os diários portugueses em meia hora (TPC)

Página 35 - 24 Setembro

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Proporcionar aos alunos a oportunidade para folhear alguns jornais na sala de aula, tornando mais interessante o estudo dos géneros jornalísticos na disciplina de Português, é o objectivo da sugestão de uma visita guiada de meia hora pelos diários portugueses. Nos primeiros dez minutos, fazia-se uma apresentação dos principais diários, observando as suas primeiras páginas, reparando, por exemplo, nos títulos e temas das notícias, nas fotografias e na publicidade. Os dez minutos seguintes serviriam para comparar as secções dos jornais, reparando na ordem por que se apresentam; no espaço que ocupam; no género de notícias que, em cada uma, se valoriza (ou se exclui), nas fotografias seleccionadas, no público a que se dirigem, etc. Na descoberta dos géneros jornalísticos gastar-se-iam os derradeiros dez minutos. É um passeio de estudo rápido para ser exequível.

Agora, com o fim-de-semana à porta, será proveitoso marcar um trabalho para casa bastante simples.
Em primeiro lugar, é necessário, claro, ler os textos relacionados com música, incluídos no PÚBLICO de Setembro e Outubro (é necessário clicar na imagem para a aumentar):
Joana Carneiro continua na Gulbenkian (24 Setembro)
RTP ficciona o boom do rock português dos anos 80 com uma ajuda de Rui Veloso e companhia (13 Setembro)
Pelas vozes deste cante não passa o tempo (6 Outubro)
O fado vai sair de todos os poros de Alfama (20 Setembro)
Perceber do assunto (6 Outubro)
Instalação da dúvida. Peixe:Avião (13 Setembro)
Procura-se banda revelação (13 Setembro)

Depois, identifica-se o género de texto:
Anúncio
Crítica discográfica
Crónica
Entrevista
Notícia
Reportagem

Os alunos devem, por fim, explicar a razão das escolhas, aproveitando a ocasião para recordar o que aprenderam sobre as características dos vários géneros de textos que se podem encontrar na imprensa, mostrando que sabem distinguir informação, opinião e publicidade.
Se se quiser, pode-se pedir ainda para o fim-de-semana ser aproveitado para cada aluno recortar em jornais ou revistas três ou quatro textos de distintos géneros, se possível sobre o mesmo assunto.

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