Fazer da educação digital a grande causa nacional francesa em 2014

P23 ed. digital
Fazer com que a educação digital seja, em 2014, em França, a grande causa nacional é o objectivo de mais de 42 organismos, representantes do mundo da educação e da sociedade civil, parceiros económicos e instituições francesas e internacionais. Os membros do colectivo #EducNum2014, impulsionado pela Commission Nationale Informatique et Libertés, e de que fazem parte, entre muitos outros, o Centre de Liaison de l’Enseignement et des Médias d’Information (CLEMI), diversas associações de pais, a associação dos presidentes de municípios, o grupo France Télévisions e o Conselho da Europa, consideram urgente difundir uma cultura digital para permitir que cada um se torne um cidadão digital informado e responsável, capaz de aproveitar as potencialidades deste universo e de aí exercer de um modo efectivo os seus direitos e deveres.
“A educação digital constitui um projecto federador, construtivo, indispensável ao longo de toda a vida”, dizem os promotores do movimento, que mobilizou também o apoio de defensores de uma educação para os media, como, por exemplo, Olivier Ezratty, Joël de Rosnay, Bernard Stiegler e Serge Tisseron.

Três objectivos e cinco propostas

Os três grandes objectivos que #EducNum2014 persegue são:
• Dar visibilidade nacional ao tema da educação digital.
• Promover um mundo digital respeitador dos direitos e das liberdades.
• Conduzir o cidadão a uma autonomia e uma responsabilização na utilização e no domínio do ambiente digital, colocando à sua disposição de maneira perene os utensílios de aprendizagem e de desenvolvimento das suas competências digitais.
Para os atingir, foram apresentadas cinco propostas:
• Lançar um acontecimento de carácter nacional sobre educação digital (jornadas de educação digital ou “cafés digitais”).
• Criar uma plataforma colaborativa de conteúdos disponíveis online gratuitamente (glossário animado, MOOC [cursos online abertos e massivos], etc.).
• Realizar e difundir curtas-metragens em parceria com France Télévisions (curtas-metragens educativas, ficções, séries Web).
• Criar módulos de educação digital destinados a crianças de 6 a 12 anos de idade.
• Promover acções de sensibilização ao digital destinadas aos empresários.

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