A importância do trabalho colaborativo para o êxito do jornal Encontro

P23 Encontro Europa
O Encon­tro foi o vence­dor do Con­curso de Jornais Escolares A Europa no Futuro, pro­movido pelo Pro­jecto PÚBLICO na Escola e pela Rede de Bib­liote­cas Esco­lares, em parce­ria com o Gabi­nete de Infor­mação do Par­la­mento Europeu em Por­tu­gal. Helena Ferreira e Cristina Pereira, as professoras que coordenam o jornal do Agru­pa­mento de Esco­las Fran­cisco de Holanda, Guimarães, testemunham a importância da distinção.

O 1.º prémio do Concurso de Jornais Escolares “A Europa no Futuro” foi recebido, pelo Agrupamento, com muita alegria e satisfação. Particularmente, quando fomos informadas sobre o prémio obtido, conscientes da qualidade dos restantes jornais escolares participantes, sentimo-nos muito felizes com o reconhecimento da qualidade do “nosso” jornal e recompensadas por todo o empenho e dedicação. Fomos também “premiadas” com a alegria e orgulho expressos nos rostos dos alunos envolvidos.
Tendo em consideração o facto de se ter uma equipa efetiva de 23 alunos, do 10.º ao 12.º, dos vários cursos, de se ter publicado quatro edições no ano letivo de 2012/2013, constituindo a última uma edição especial, orientada para o concurso já referido, sentiu-se o prémio recebido como uma valorização de um trabalho contínuo muito exigente, já que, quer alunos, quer professoras, se dedicaram, no seu expediente, a este projeto.
Toda esta edição reveste-se também de um caráter especial, uma vez que a mesma representa a maturidade do nosso projeto inerente ao jornal escolar. Éramos estreantes e fomos crescendo, edição após edição, daí este prémio “ter um sabor muito especial”.
As coordenadoras enaltecem, acima de tudo, o compromisso que os alunos assumiram até ao fim e, nesse sentido, o jornal Encontro não poderia ter atingido maior sucesso. Sentem-se verdadeiramente privilegiadas por terem trabalhado com esta equipa de alunos e o prémio é sentido como um reconhecimento das qualidades de cada um destes jovens.
Podemos afirmar, claramente, que a mais-valia do jornal e desta edição sobre a Europa, foi, indubitavelmente, o compromisso e o empenho manifestados por parte da equipa efetiva dos alunos, isto é, o trabalho colaborativo. Por outro lado, esse mesmo trabalho colaborativo também se estendeu à comunidade educativa, desde os alunos, no geral, aos professores, aos técnicos, procurando o jornal percorrer as realidades existentes na escola. Este trabalho foi, até, além fronteiras, isto é ex-alunos das escolas, inclusivamente dos cursos profissionais, a estudar e/ou a trabalhar em vários países, assim como ex-alunos, agora na qualidade de Encarregados de Educação, tendo os seus filhos a frequentar a mesma casa, e que participaram com os seus depoimentos, revelando o maravilhoso mundo que a nossa escola alberga.
Agradecemos iniciativas como estas, pois, mais do que nunca, há a necessidade de se motivar os jovens desta forma, de os ajudar a procurar o espírito crítico, a reflexão crítica, de os convidar a olhar à sua volta, à volta da Europa.
O jornal Encontro foi, de facto, um ponto de encontro para a Europa no Futuro.

Helena Ferreira e Cristina Pereira

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>