Quem tiver paciência para observar, no canal televisivo espanhol Telecinco, duas ou três emissões do programa Campamento de verano (Acampamento de Verão) não o julgará pior do que tantos outros reality shows idênticos ao Big Brother e sucedâneos. E, no entanto, Campamento de verano, que tem batido recordes de audiências, suscitou uma forte, surpreendente e exemplar indignação.
A Hazte Oir (Faz-te Ouvir), que se apresenta como uma comunidade de cidadãos activos e se tem empenhado em erradicar os programas que humilham e vexam a mulher para aumentar a audiência, lançou uma campanha online pedindo a diversas empresas para retirarem a publicidade que estavam a apresentar em Campamento de verano. A iniciativa foi um êxito e todos os anunciantes – Burger King, Danone, El Corte Inglés, McDonald’s, Nestlé, etc. – responderam positivamente à solicitação que lhes foi endereçada por mais de 50 mil pessoas através de correio electrónico ou de chamadas telefónicas.
Além de instar os anunciantes, agrupados na Asociación Española de Anunciantes, a assumirem a responsabilidade em relação aos conteúdos dos programas em que se fazem publicitar, a Hazte Oir pede agora ao canal Telecinco para ser também sensível a um grande sector da sociedade, que não quer programas que convertem a humilhação e o desprezo pela mulher num negócio e espectáculo. Em vez de convidar quem não gosta do programa a mudar de canal, a Telecinco, diz a Hazte Oir, deve entender que olhar para outro lado ou “mudar de canal” não faz desaparecer a humilhação a que sujeitam a mulher, que não pode ser atacada, insultada e vexada por nenhum meio de comunicação social.
Um exemplo para todos os que (como eu) olham para o lado em vez de reagir quando constatamos que alguma coisa está errada.