“Quais são os critérios para se confirmar o vício em Internet?”

P23 vicios & dependencias

Vícios & dependências, de Stephen Briggs, acabado de publicar por Livros Horizonte, apresenta-se como um “Manual para adolescentes”. De um modo muito elementar, fala de drogas, jogo, comida, álcool, desporto, sexo, Internet, explica o que é um vício, o que a ele pode conduzir e como é possível libertar-se dos vícios. No livro, encontra-se o questionário “Quais são os critérios para se confirmar o vício em Internet?”, “uma avaliação de vício em Internet”, baseada num questionário do Center for Online Addiction:

“1. Passas muito tempo a pensar na última vez que estiveste online ou a esperar pela próxima vez?
2. Achas que não te satisfaz estar na Internet a não ser quando passas lá mais tempo? Por outras palavras, passas cada vez mais tempo na Internet para te sentires satisfeito?
3. Já tentaste por várias vezes controlar, reduzir ou interromper o uso da Internet, sem nunca conseguir?
4. Passas mais tempo online do que gostarias?
5. Já te arriscaste a perder uma relação importante, algum emprego ou oportunidade nos estudos ou na vida profissional do que gostarias?
6. Já mentiste a alguém para esconder quanto tempo passas na Internet?
7. Usas a Internet para fugires de certos problemas ou sentimentos como o desamparo, a culpa, a ansiedade ou a depressão?”

Responder “sim” a mais de cinco perguntas, é, segundo o autor, sinal de que haverá problemas com o uso da Internet.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>