A vida de um pequeno repórter de província em 1947

P23 férias de Maigret
O jornal Écho des Sables, de Sables-d’Olonne, tem quatro páginas e é publicado uma vez por semana. Contém, sobretudo, notícias locais e anúncios, em particular escrituras notariais. Georges Simenon apresenta-o em As férias de Maigret, obra concluída no dia 20 de Novembro de 1947. O jornal entra na história porque foi lá que, antes de partir para Paris, trabalhou Émile Duffieux, acerca de quem o comissário Maigret inquire por ser irmão de uma rapariga assassinada.
Georget, o dono do jornal, diz ao comissário que o jornalista se ocupava muito do Écho des Sables, tanto do noticiário como dos anúncios, porque, numa casa pequena, era necessário “deitar a mão a tudo”. Maigret manifesta-se interessado em saber mais pormenores: “Gostaria de ter uma ideia tão precisa quanto possível do seu horário de trabalho”.
O relato de Georget dá uma imagem algo monótona da vida de um jornalista: “Chegava perto das nove, às vezes mais cedo, porque corria por gosto… A maioria das vezes ficava no escritório até às dez e meia. Passava então pela esquadra para saber as últimas notícias, depois pela Câmara e pela Subprefeitura… Por vezes, voltávamos a vê-lo alguns minutos antes do meio-dia, outras vezes voltava só depois do almoço”.
À tarde, prossegue Georget, Émile Duffieux “redigia os artigos, ia à oficina ocupar-se da paginação… Dava também algumas voltas, telefonava aos notários, aos negociantes de bens, aos directores de cinemas cujos cartazes nós imprimíamos. Apresentei-lhe um dia normal… À sexta, dia de tiragem do jornal, ficava frequentemente comigo até às nove da noite…”
Segundo o dono do Écho des Sables, “era pouco mais ou menos assim a vida de um pequeno repórter de província”.
Émile Duffieux, como se fica a saber no final, também tinha sido assassinado, mas por razões nada fastidiosas não relacionadas com o jornalismo.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>