A boa notícia de AdolesCiência

P23 ciência

A revista AdolesCiência tem o singular propósito de estimular os alunos de estabelecimentos de ensino básico e secundário a, com a ajuda dos seus professores, realizarem investigações e apresentarem os resultados numa revista do ensino superior, respeitando sempre padrões muito exigentes de qualidade científica. O nascimento, no ano passado, desta publicação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança foi uma excelente notícia. A saída, em breve, do segundo número confirma o sucesso da aposta.
AdolesCiência pretende criar hábitos de investigação mais sólidos na escola, desenvolver o gosto pela ciência e pela divulgação do conhecimento e, ainda, aproximar os estabelecimentos de ensino secundário dos do ensino superior, explica Luísa Diz Lopes, directora-adjunta. A estes propósitos, acrescenta-se o de desenvolver as competências de escrita, leitura, pesquisa e selecção de informação.
“Tínhamos consciência de que a tarefa não seria fácil: a tipologia textual é exigente e o processo de produção e revisão é longo; os alunos têm tendência a fugir do que exige muito esforço; os professores nas escolas estão mergulhados em trabalho, o que lhes deixa pouco tempo disponível para outras activi­dades”, escreveram, no editorial do primeiro número, Luísa Diz Lopes e Vitor B. Gonçalves. Os directores de AdolesCiência acrescentam que, no entanto, também tinham a convicção de que era possível iniciar um processo de mudança e de que podiam contar com a capacidade de trabalho, com a competência e disponibilidade existente nos diver­sos estabelecimentos de ensino.
O primeiro número apresentou vinte e quatro trabalhos distribuídos por diversas tipologias e áreas do conheci­mento, que, como muito bem notam Luísa Diz Lopes e Vitor B. Gonçalves, fornecem uma boa perspectiva do que pode ser feito nas escolas. A revista inaugurava um caminho que os directores muito justamente pretendem longo e profícuo. Um caminho que, importa acrescentá-lo, se apresenta como um exemplo que vale a pena seguir.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>