Nos últimos vinte anos, desde que há televisão privada em Portugal, foram emitidas 323 telenovelas nos canais generalistas portugueses. O levantamento é de Eduardo Cintra Torres e Catarina Duff Burnay, professores na Universidade Católica, e foi apresentado na Conferência Internacional “Interfaces da Lusofonia”, que se realizou no final da semana em Braga, na Universidade do Minho.
Os autores da comunicação “Fluxos Audiovisuais Lusófonos: A Telenovela na Televisão Portuguesa e como Conteúdo de Exportação” apuraram também que 50 mil é, desde 1993, o número total de horas de emissão de telenovelas nos canais generalistas portugueses. As contas indicam que, para a estreia, as repetições e as reposições de telenovelas, estão, portanto, reservadas quase sete horas diárias de programação.
A primeira telenovela apresentada em Portugal foi Gabriela, Cravo e Canela (na foto), baseada na obra homónima de Jorge Amado. Foi transmitida em 1977 pela RTP. Alguns anos depois, em 1982, também na RTP, estreava-se Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa.
[O número de horas de emissão de telenovelas foi corrigido no dia 11 de Julho]