“Contra a corrupção, sê cidadão”

P23 corrupção

“Contra a corrupção, sê cidadão”. A afirmação encontra-se no vídeo realizado pela aluna Mariana Santos Vale e pelo professor Manuel Oliveira Araújo, do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, que ganhou o Prémio Nacional “Ima­gens Con­tra a Cor­rupção”, no escalão relativo a escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A educação para a cidadania também se faz assim, com mensagens simples e eficazes.
A iniciativa, promovida pelo Con­selho de Pre­venção da Cor­rupção, com o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Escola Supe­rior de Comu­ni­cação Social, atribuiu ainda o Prémio 3.º Ciclo do Ensino Básico ao vídeo dos alunos Cristina Borges, Diogo Costa, Vera Borges e José Filipe Ferreira e do professor Filipe Pereira, do Externato Infante D. Henrique, e o Prémio Ensino Secundário ao vídeo do aluno André Filipe Nunes Rodrigues e da professora Maria Antonieta Oliveira Mesquita, do Agrupamento de Escolas de Tábua.
Na cerimónia de entrega de prémios, o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d´Oliveira Martins, afirmou ser necessário perceber que a corrupção pode começar com “um pequeno favor” e “acabar no crime”. O Ministro da Educação, Nuno Crato, corroborou esta perspectiva, afirmando que a corrupção pode começar em “pequenos gestos”, como o copiar, e sublinhou a importância desta iniciativa e do papel da família e dos professores na sensibilização para esta problemática, que ultrapassa o que se aprende nas disciplinas curriculares.
O Prémio Nacional “Ima­gens Con­tra a Cor­rupção”, que visa pro­mover o exer­cí­cio da cidada­nia, con­scien­cial­izando os mais novos para a neces­si­dade de pre­venir a cor­rupção, concedeu ainda menções honrosas ao aluno Guilherme André Ferreira Fernandes e à professora Cláudia Susana de Assunção Crato Eduardo, do Colégio Campo de Flores; ao aluno André Agostinho Oliveira Silva e à professora Dalila Durães, da Escola Secundária de Caldas das Taipas; ao aluno João Marcos Fernandes Pereira e ao professor Pedro Monteiro, do Externato Infante D. Henrique.

[Os vídeos vencedores podem ser observados no site do Con­selho de Pre­venção da Cor­rupção]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>