Cuidados com a reputação online

“O hábito não faz o monge”. São inúmeras as falsificações de identidade na Internet.

“O hábito não faz o monge”
São inúmeras as falsificações de identidade na Internet.

Os municípios podem dar uma inestimável ajuda na prevenção dos riscos que as crianças e os jovens correm quando navegam na Internet sem as cautelas adequadas. Sabendo isso, a Mairie de Paris decidiu, com a ajuda da Reputation Squad, uma agência especializada em reputação online, lançar um site, intitulado “Soyez net sur le net”, e um blogue para ensinar os mais novos a gerirem a imagem na Internet, designadamente nas redes sociais.
Em “Soyez net sur le net”, um jogo de palavras para pedir que se seja irrepreensível (net) na Internet (net), explica-se que a e-reputação é a impressão com que se fica de uma pessoa, formada a partir das informações que, sobre ela, se encontram disponíveis na Internet. Essas informações podem surgir em textos, comentários, fotografias, vídeos, etc. Notando que a e-reputação se vai estabelecendo em função dos conteúdos que são criados e partilhados pelos internautas, o site ensina a geri-la, indicando um conjunto de precauções a ter no Facebook.
Para prevenir ou remediar problemas, o site apresenta sete tutoriais muito úteis que explicam como é que, no Facebook, se deve lidar, por exemplo, com os amigos, as fotografias, o estatuto ou os parâmetros de confidencialidade.
Quanto às solicitações de amizade, a regra é simples: o mais prudente é não aceitar, no círculo de amigos, pessoas que não se conhecem realmente ou quem que não tenha sido recomendado por gente da nossa inteira confiança. Também é conveniente actualizar regularmente a lista de amigos. A falta de cuidado com as fotografias pessoais é também, frequentemente, motivo de dissabores, razão por que é pertinente que não se partilhem as que forem demasiado pessoais ou provocantes.

[A imagem encontra-se no siteSoyez net sur le net”, da Mairie de Paris]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>