“Não se isolem nas redes porque amigos virtuais não chegam”

Ilustração: Jornal Encontro

Ilustração: Jornal Encontro

“Os utilizadores mais novos, particularmente os adolescentes, estão a ficar cansados do Facebook”, escreve o jornalista João Pedro Pereira (“Muitos adolescentes vêem Facebook como uma ‘obrigação’”). A notícia do PÚBLICO dá conta dos resultados de um estudo realizado nos Estados Unidos da América, que indica que os adolescentes do país continuam no Facebook, e estão a partilhar mais informação, mas o entusiasmo pela plataforma está a cair, usando-a muitos com um sentimento de obrigação.
Nos jornais escolares, não são raros os textos de jovens que testemunham um certo arrefecimento do entusiasmo pelas redes sociais, e, particularmente, pelo Facebook, e que incentivam os colegas a privilegiar o real, em detrimento do virtual.
Num texto que ilustra essa sensibilidade (“Isolados na rede”), incluído no número de Maio do jornal Encontro, da Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães, Jorge Fernandes, aluno do 11.º ano CSE1, explica que nunca se criam amizades tão fortes nas redes sociais quanto aquelas que nascem numa conversa cara-a-cara, quando se pode ver a pessoa a rir e se pode abraçá-la, quando, portanto, se interage com um amigo e não com um computador.
“Eu posso ter mil amigos numa rede social, mas destes só conheço realmente cem, destes cem, vinte são meus amigos e destes vinte confio em três que são aqueles com quem só converso, fora das redes sociais”, explica Jorge Fernandes, que acrescenta: “Não pensem que eu não apoio as redes sociais, pelo contrário, eu incentivo, mas as redes sociais estão a tornar-se num vício e estes fazem-nos mal e, por muito que seja mais prático falar pelas redes sociais, nada chega a uma conversa não virtual”.
Jorge Fernandes apresenta, por fim, uma boa sugestão: “Não se isolem nas redes porque amigos virtuais não chegam”.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>