Concurso A Europa no Futuro

P23 Europa
O Projecto PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares lançam, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o concurso designado A Europa no Futuro. O regulamento é o seguinte:

Artigo 1.º
Apresentação do Concurso
a. O Projecto PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares lançam, em parceria com o Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, o concurso designado A Europa no Futuro.

b. As Escolas e as Bibliotecas Escolares instituem-se como pólos de dinamização do presente concurso.
c. O concurso destina-se a premiar jornais ou revistas, de formatos diversos, designadamente A4 ou A3, de pelo menos quatro páginas, da autoria de alunos e professores do ensino secundário.

Artigo 2.º
Público-alvo
O Concurso A Europa no Futuro destina-se a equipas de alunos e professores do ensino secundário das escolas públicas e privadas de Portugal Continental.

Artigo 3.º
Objectivos
O concurso A Europa no Futuro visa:

a. Promover uma reflexão sobre a Europa no futuro, imaginando como se desejaria que ela fosse e referindo o lugar que nela pretendem ter as gerações mais jovens.
b. Fazer do jornal escolar um instrumento cívico para a discussão de temas relevantes.
c. Estimular a prática de um jornalismo escolar crítico e imaginativo.
d. Aprofundar o conhecimento das virtualidades e limitações da actividade jornalística.
e. Contribuir para o desenvolvimento da Educação para os Media.

Artigo 4.º
Divulgação do concurso
O concurso A Europa no Futuro decorre no ano lectivo 2012/2013 e é divulgado no blogue Página 23 (http://blogues.publico.pt/pagina23/) e no sítio da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/home).

Artigo 5.º
Constituição das equipas
Os jornais/revistas devem ser realizados por grupos de alunos com um mínimo de 12 e um máximo de 16 elementos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos de idade, obrigatoriamente coordenados por um ou dois professores.

Artigo 6.º
Apresentação dos trabalhos
a. Os jornais/revistas devem ser enviados em formato digital (máximo 5MB), até ao dia 15 de Julho de 2013 para o seguinte endereço: aeuropanofuturo@gmail.com

b. Para além do título, os jornais/revistas devem identificar o Agrupamento/Escola dos concorrentes, o nome e ano dos redactores, bem como o nome dos respectivos professores coordenadores.
c. Sugestões:
• Os jornais/revistas devem incluir textos dos redactores – notícias, reportagens, entrevistas, inquéritos, artigos de opinião, textos sobre livros ou filmes, fotografias, cartoons, entre outros – relacionados com o tema proposto.
• Os jornais/revistas podem incluir textos já produzidos pelos redactores, desde que se relacionem com o tema proposto.

Artigo 7.º
Júri
Os jornais/revistas produzidos serão analisados por um júri constituído por representantes das entidades promotoras.

Artigo 8.º
Apreciação dos trabalhos
A apreciação dos jornais/revistas a concurso tem em conta os seguintes critérios:

a. A criatividade e originalidade na abordagem do tema.
b. O espírito crítico e a qualidade da informação.
c. O rigor e clareza dos textos.
d. Apresentação gráfica.

Artigo 9.º
Prémio
Os alunos e professores coordenadores do jornal/revista vencedor(a) receberão um subsídio de deslocação para participarem numa sessão Euroscola, em Estrasburgo, da responsabilidade do Parlamento Europeu.

Nota 1: Uma vez que a mesma escola não pode beneficiar de uma deslocação a sessões Euroscola em anos consecutivos, se for esse o caso, o prémio será concedido à escola classificada em segundo lugar.
Nota 2: O parlamento Europeu reserva-se o direito de anular a concessão do referido prémio, caso se verifique uma situação excepcional ou uma alteração das políticas vigentes.

Artigo 10.º
Divulgação do trabalho premiado
O jornal/revista premiado(a) será divulgado em Setembro no jornal PÚBLICO, no blogue Página 23 (http://blogues.publico.pt/pagina23/) e no sítio da Rede de Bibliotecas Escolares (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/home).

Artigo 11.º
Disposições finais
Qualquer situação ou ocorrência verificada ao longo do concurso, não prevista pelo presente regulamento, será objecto de análise e posterior resolução pelas entidades organizadoras, da qual será dado conhecimento público aos participantes.

Um comentário a Concurso A Europa no Futuro

  1. Pingback: Jornais Escolares » Concurso «A Europa no Futuro» - Jornais escolares

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>