Dez datas da história da liberdade de expressão

"...silêncio, por favor" No cartaz: Conferência sobre a liberdade de expressão Cartoon: Mix & Remix

“…silêncio, por favor”
No cartaz: Conferência sobre a liberdade de expressão
Cartoon: Mix & Remix


339 a.C.
– Sócrates no seu julgamento: “Se prometessem perdoar-me desta vez na condição de eu não voltar a dizer o que penso… dir-vos-ia: ‘Homens de Atenas, devo obedecer aos deuses e não a vós’”.

1215 – É assinada a Magna Carta, por imposição de nobres rebeldes ao rei João. O documento será olhado como a fundação da liberdade na Inglaterra.

1516 – Erasmo de Roterdão escreve A Educação de um Príncipe Cristão: “Num estado livre, também as línguas devem ser livres”.

1770 – Carta de Voltaire a um sacerdote: “Detesto o que o senhor escreve, mas daria a minha vida para tornar possível que continuasse a escrever”.

1789 – A Declaração dos Direitos do Homem, documento fundamental da Revolução Francesa, consagra a liberdade de expressão.

1791 – A Primeira Emenda da Declaração de Direitos dos Estados Unidos da América garante quatro liberdades: de religião, expressão, imprensa e reunião.

1859 – O filósofo John Stuart Mill escreve o ensaio Sobre a Liberdade: “Se qualquer opinião for obrigada ao silêncio, essa opinião pode, por tudo o que temos a certeza de saber, ser verdadeira. Negá-lo é assumir a nossa própria infalibilidade”.

1929 – Declaração do juiz do Supremo dos EUA, Oliver Wendell Holmes: “O princípio do pensamento livre não significa pensamento livre para os que concordam connosco, mas liberdade para o pensamento que detestamos”.

1948 – É aprovada quase por unanimidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela qual os países membros ficam obrigados a promover os direitos humanos, cívicos, económicos e sociais, incluindo as liberdades de expressão e religião.

1976 – A Constituição da República Portuguesa garante a liberdade de imprensa.

[O cartoon de Mix & Remix integra a colecção de Cartooning for Peace]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>