O Mar da Palha está de parabéns

P23 MP capa37
Para assinalar o décimo aniversário de publicação ininterrupta, a edição de Março do Mar da Palha, o jornal da Escola Secundária Emídio Navarro, Almada, apresenta-se como um best of. O melhor – ou, se se preferir, o mais significativo – faz-se, no entanto, apenas com textos de alunos, ficando, pois, de fora as colaborações de professores e convidados. A opção é justificada, e bem, como um incentivo à participação estudantil em edições futuras.
O best of é assaz interessante pela diversidade de temas (e géneros jornalísticos) apresentados, que vão, por exemplo, desde uma entrevista a um campeão do mundo de todo-o-terreno – e almadense –, o piloto Carlos Sousa, até a uma reflexão sobre como evitar dificuldades com a Matemática, passando por uma reportagem sobre uma visita ao Parlamento Europeu e uma banda desenhada sobre a agenda dos media.
Duas das quarenta páginas incluem uma reportagem de Inês Garcia e de Sara Gomes Ramalho sobre uma deslocação ao Porto para receberem um prémio do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo PÚBLICO na Escola com o apoio do Ministério da Educação e de outras entidades, numa sessão que se realizou em 2009, na Fundação de Serralves.
No texto de apresentação deste número, Luís Maia, coordenador e grande obreiro do Mar da Palha, não se esquece de evocar alguns sentimentos que inspiram a publicação. Um deles é a generosidade que, ao longo de dez anos, animou mais de quatrocentos colaboradores – que o jornal, reconhecido, nomeia – que quiseram e souberam, com os seus textos, contribuir para que a escola pudesse ser melhor. E uma escola com um jornal escolar é, de facto, sempre melhor, mais acolhedora e mais estimulante.
Por ter o Mar da Palha, a Escola Secundária Emídio Navarro também está de parabéns. De parabéns, está ainda a Junta de Freguesia da Cova da Piedade. Apoiando o jornal da escola, é um bom exemplo que dá a outras autarquias.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>