Combater a exclusão escolar e melhorar o nível educativo de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos é o que pretende o RadioActive Europe, um projecto internacional que está a ser promovido no Porto e em Coimbra, no âmbito dos projectos “Metas” e “Trampolim”. A iniciativa é financiada pela Comissão Europeia, através do Lifelong Learning Programme.
Maria José Brites, a coordenadora do RadioActive Europe em Portugal, explica que o projecto “procura desenvolver e implementar uma plataforma na Internet para uma rádio pan-europeia, incorporando a ferramenta de Web 2.0, ligada a pedagogias inovadoras a desenvolver junto de comunidades juvenis, com o objectivo de abordar assuntos de inclusão e cidadania activa de uma forma original e estimulante”.
Contribuir para que os jovens participantes reforcem as suas competências digitais, úteis para a inserção no mercado de trabalho, não só com a produção de programas de rádio para a plataforma de rádio em si mesma, mas também com actividade a desenvolver noutras plataformas digitais de apoio e gestão de projecto, é outra preocupação do RadioActive Europe, explica Maria José Brites.
A coordenadora portuguesa desta iniciativa liderada pela University of East London, do Reino Unido, afirma que promover a inclusão e a cidadania activa e aumentar o nível educacional, muito em especial nos casos de exclusão escolar, são objectivos que acolhem a Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de Dezembro de 2006 sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.
Pingback: RadioActive de novo no blogue do Público Página 23 | RadioActive101-pt
Pingback: Blogue Página 23 | RadioActive101-pt