Panorama, de jornal de turma a jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto


São interessantes e sobre assuntos variados as notícias e as reportagens que se encontram no mais recente número do Panorama, o jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, que festeja os vinte e cinco anos de vida.
Uma das notícias, para referir um exemplo, apresenta os resultados de uma iniciativa que distingue os melhores leitores da biblioteca da escola. Além de uma lista dos alunos que, em cada ano de escolaridade, entre o 7.º e o 12.º, incluindo os do Centro Novas Oportunidades, mais obras leram no primeiro período do ano lectivo, há testemunhos sobre a importância das leituras feitas.
Outro relato, para citar mais um exemplo, é de uma actividade promovida pelo Centro Novas Oportunidades que, em parceria com biblioteca escolar, e com o apoio da Câmara Municipal, promoveu, no âmbito de um projecto designado “Ler + Compensa”, uma tertúlia que evocou os tempos em que o café Diana Bar era frequentado por, entre outros, José Régio e Agustina Bessa-Luís. A sessão, em que participaram personalidades poveiras e adultos que frequentam ou frequentaram o Centro Novas Oportunidades, teve um balanço positivo: “Ficou a convicção de que iniciativas como esta são de preservar, valorizar e cultivar, sobretudo num tempo em que pouco se valoriza o aprender conversando”.
O número de Dezembro do Panorama assinala os vinte e cinco anos de existência da publicação da Escola Secundária de Rocha Peixoto, contando que, inicialmente, era apenas o jornal da turma B do 11.º ano. Dois professores, um, de Português, Augusto Carvalho, outro, responsável pelo Projecto Minerva, João Abreu, foram os responsáveis pela concretização da ideia. O Panorama, que passou a ser o jornal da escola no ano lectivo de 1990/91, é dirigido por Justino Pereira, cabendo a responsabilidade gráfica a Plácido Sousa.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>