Sete escolas unidas na celebração do Dia da Não-Violência Escolar e da Paz


Para comemorar o Dia da Não-Violência Escolar e da Paz, que hoje se celebra por ter ocorrido no dia 30 de Janeiro de 1948 o assassinato do Mahatma Gandhi, uma das figuras mais inspiradoras do século XX, as Escolas EB 2,3 de Matosinhos; Mosteiro e Cávado, Braga; Paranhos, Porto; e as Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães; Carlos Amarante, Braga; Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares; e de Póvoa de Lanhoso promovem durante todo o dia uma maratona de leituras, cantigas e representações.
“Com esta iniciativa pretende-se desassossegar consciências e ajudar a que na comunidade escolar todos, e cada um, entendam a importância do seu papel individual associado à força do colectivo na construção da Paz e, como tal, no respeito dos direitos humanos”, explica Teresa Lacerda, coordenadora deste grupo de estabelecimentos de ensino envolvido no Connecting Classrooms, um projecto promovido pelo British Council, pela Direcção-Geral de Educação, do Ministério de Educação e Ciência, e por outras entidades.
O Connecting Classrooms desenvolve ainda uma parceria com escolas da Grécia, República Checa e Reino Unido para, sob o tema da “Inclusão”, promover, num contexto curricular, “um trabalho colaborativo, através, sobretudo, da utilização de espaços virtuais disponibilizados na Internet, de que o eTwinning é um exemplo”.
Instituído, em 1964, por Llorenzo Vidal, professor, poeta e pacifista, de nacionalidade espanhola, o Dia da Não-Violência Escolar e da Paz, hoje comemorado em muitas escolas de todo o mundo, visa”, como nota Teresa Lacerda, sensibilizar o maior número possível de pessoas para a imensa importância de valores, como os da tolerância, do respeito mútuo e da solidariedade.

[A notícia do assassinato de Gandhi foi encontrada no blogue Hoje na História, do Jornal do Brasil]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>