Clube 8 e Meio afirma a Póvoa de Varzim como a capital do vídeo escolar


Mais de meia centena de filmes, realizados por alunos de 20 estabelecimentos de ensino portugueses, podem ser vistos, na sexta-feira e no sábado, na Póvoa de Varzim, no Diana Bar. A iniciativa, promovida pelo Clube de Cinema 8 e Meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, vai apurar os vencedores da 6.ª edição do Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, que serão anunciados na noite de sábado.
A organização afirma que “a Escola Secundária Eça de Queirós, através do seu clube, e numa parceria estreita com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, fará da cidade, de novo, a capital do jovem cinema português, na convicção de que poderá estar a ser aqui construída uma nova geração de cineastas ou simples amantes da 7.ª arte”. Não há nestas palavras qualquer exagero.
O trabalho que o Clube de Cinema 8 e Meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, empreende tem as características que mais falta fazem às iniciativas realizadas pelas escolas portuguesas. Sublinhemos três: a persistência, a qualidade e a relevância.
Em diversos estabelecimentos de ensino, há, umas vezes, projectos de extraordinária qualidade – muitas vezes, com amplo impacto mediático – que aparecem e desaparecem num rápido abrir e fechar de olhos. Outras vezes, as iniciativas são esforçadas, mas a sua qualidade fica sempre bastante aquém do desejável, nunca se notando, ainda por cima, melhoria alguma. Finalmente, há trabalhos que são bastante vistosos, mas desprovidos de utilidade escolar ou educativa. Quando tal sucede, há algo que é necessário alterar, de modo a garantir a continuidade dos projectos, a conferir-lhes qualidade, a promover a sua melhoria constante e a assegurar que proporcionam aprendizagens educativas. Tudo isto – além de bons filmes, claro – é o que nos oferece o Clube de Cinema 8 e Meio.

2 comentários a Clube 8 e Meio afirma a Póvoa de Varzim como a capital do vídeo escolar

  1. Como coordenador do clube de cinema 8 e meio, agradeço os gentis comentários – que nos esforçaremos por justificar – e a divulgação.

    Com os melhores cumprimentos,

    António Boaventura Pinto

    Responder
  2. Parabéns dignos e merecidos à organização, aos alunos, à escola Eça de Queiroz que promove semelhante evento. Tive recentemente a oportunidade de assistir nesta escola a um ciclo de cinema dedicado a Ingmar Bergman…

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>