Riscos da Internet para as crianças e os jovens

Exposição voluntária a imagens chocantes
Três crianças em cada dez são confrontadas, de um modo voluntário ou involuntário, com conteúdos chocantes na Internet, quando, por exemplo, procuram um site ou descarregam ilegalmente uma música ou um filme (Fonte: Estudo Ipsos/E-Enfance 2009).

Pressões psicológicas
As crianças frágeis podem ser influenciadas (assédio sexual, incitação à anorexia, ao suicídio…) por pessoas mal-intencionadas, menores ou maiores, com as quais contactam em chats. As crianças têm tendência a aceitar encontrar-se com os novos “amigos virtuais”, o que pode ser perigoso.

Existência de blogues difamatórios
A liberdade de expressão na Internet comporta certas regras que pais e crianças não devem ignorar. Uma criança é responsável por todas as afirmações e comentários publicados no seu blogue.

Divulgação de dados pessoais através de blogues e de chats
As crianças expõem-se facilmente na Internet e, em muitos casos, fornecem informações confidenciais (nome, apelido, idade, morada, escola, dados bancários…) que podem ir parar a más mãos.

Consumo excessivo, particularmente de jogos
Na consola de jogos ou na Internet, as crianças podem confrontar-se com problemas de consumo excessivo, o que pode diminuir a socialização.

A lista de riscos é apresentada pela Associação E-Enfance, que, em França, se esforça por combater o ciber-assédio, um fenómeno que, segundo a organização, ganha, a cada dia que passa, maiores proporções. A E-Enfance recebe, em média, uma chamada telefónica por dia, feita por um familiar ou um aluno, dando conta de uma situação de assédio on-line, cometido geralmente através das redes sociais. A associação, que subscreveu, na passada segunda-feira, um acordo com o Ministério da Educação francês para lutar contra o ciber-assédio, inclui, entre as suas actividades, um trabalho de cooperação com o Facebook para fazer desaparecer rapidamente da Internet os conteúdos litigiosos.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>