Uma visita ao PÚBLICO

Fomos visitar a redacção do jornal PÚBLICO em Lisboa, para prepararmos um trabalho para sair no P2, um suplemento diário do jornal.
Nas instalações do jornal fomos conduzidos para uma sala. Duas jornalistas disseram nos que íamos falar com o Porto.
Nessa sala de reuniões, havia uma mesa grande e cadeiras que rodam, uma televisão e uma câmara por cima. Conseguíamos ver e ouvir os colegas que estavam no jornal, mas no Porto. Eles também ouviam o que dizíamos. As jornalistas disseram que estávamos numa videoconferência.
Nesta sala é onde se realizam as reuniões de preparação do jornal, com os editores e o director de fecho, e depois o trabalho é distribuído pelos jornalistas, todos os dias.
Aprendemos que o jornal existe há vinte anos e tem um “estilo próprio”, as páginas são organizadas por temas.
A seguir, combinámos o trabalho que íamos fazer na escola, para ser publicado no jornal.
Assim, durante a semana fomos jornalistas. Na sala, na biblioteca, em casa, é que foi trabalhar.
Agora, leiam no jornal, os nossos trabalhinhos.
E obrigada ao jornal PÚBLICO, que nos deu esta oportunidade de sermos jornalistas por uma dia, principalmente no Dia da Criança.

Marco Pina, 10 anos, 4.º C, e Joana Serrão, 10 anos, 4.º C
Escola EB 1 / Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>