Como filtrar o que se encontra na Internet?

Como filtrar o que se encontra na Internet? A questão surgiu num determinado momento da entrevista que Umberto Eco concedeu a João Céu e Silva, publicada no sábado no Diário de Notícias. O escritor e ensaísta italiano julga que “esse é o grande problema”. É que, prossegue este autor de inúmeras obras sobre os mass media, a Internet “tanto nos diz a verdade como asneiras enormes. Um jovem não consegue filtrar o que eu, com a minha experiência, posso. Mas se eu quiser uma informação sobre física atómica também não serei capaz de controlar a sua exactidão. Se procurar dados sobre a história da literatura italiana ou francesa também não tenho problemas, mas já sobre a da Arménia nada sei”.
Perante esta situação, Umberto Eco preconiza: “É preciso que se ensine a filtrar nas escolas”, acrescentando que há, contudo, uma pequena contrariedade: “Infelizmente, os professores também não sabem fazê-lo”. O Boletim PÚBLICO na Escola tem procurado ajudar a colmatar essa lacuna, razão por que consagrou integralmente o número de Fevereiro do ano passado ao tema da avaliação da qualidade e da fiabilidade da informação que se encontra na Internet.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>