Lendo centenas de jornais e revistas escolares, é possível ficar a saber que, em estabelecimentos de ensino de todo o país, se realizam iniciativas extraordinárias de enorme mérito e significado. Muitas (a grande maioria, com certeza) não suscitaram o interesse mediático merecido. Não havendo sarilhos, o que se passa nas escolas não recebe a atenção dos media, sobretudo dos mais poderosos, como se apenas as trapalhadas tivessem valor informativo.
Sobre a presença da educação na agenda noticiosa, é eloquente um estudo que Estrela Serrano, da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, apresentou num colóquio recentemente realizado em Lisboa. A contabilização do tempo que cada tema – cultura, desporto, educação, política nacional, etc. – ocupou nos noticiários dos canais generalistas portugueses durante o ano de 2009, não sendo, propriamente, uma completa surpresa, não evita um lamento pelo reduzidíssimo tempo que a informação televisiva concede à educação.
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Acresce que quando se fala de educação é quase sempre para falar de patetices como as visitas do governo às escolas.