Escritores portugueses recordam Camilo à volta da mesa

Será com “Anátemas de Bacalhau”, “Caldo à Eusébio Macário”, “Ovos à Sereia”, “Pato à Maria Moisés”, “Boémias do Espírito” e “Pudim à Ana Plácido” que a Associação Portuguesa de Escritores (APE) vai assinalar, segunda-feira, num jantar no Café Martinho da Arcada, em Lisboa, os 125 anos da morte de Camilo Castelo Branco (Lisboa, 1825, São Miguel de Seide, 1890).

camilo

Depois de no dia 22 de Junho, na Livraria Férin, Ernesto Rodrigues, João Bigotte Chorão, José Manuel Mendes, Margarida Braga Neves terem debatido “O Homem e o Escritor”, segunda-feira é altura de falar de, a pretexto da gastronomia, falar do poeta, dramaturgo, novelista, romancista, memorialista, biógrafo, investigador, jornalista e também tradutor – autor de um total de 133 títulos publicados ao longo de mais de quatro décadas.

Luís Machado, coordenador da iniciativa, pensou o menu e irá falar sobre A Gastronomia em Camilo. O crítico de cinema João Lopes será outro dos oradores do jantar e falará de Camilo no Cinema Português, enquanto Marta Crawford terá uma intervenção com o tema Idealismos Românticos, Paixões de Perdição.

No seu texto, Luís Machado explica que Camilo era um homem de hábitos frugais devido à sua saúde frágil e que, ao contrário de outros escritores, “não praticava a arte da cozinha e nem nos deixou receitas”. Confrontado com a ausência de elementos sobre as preferências gastronómicas do autor de Amor de Perdição, Luís Machado optou por procurar referências na obra de Camilo. Foi necessário, sublinha o organizador da homenagem, adaptar algumas das receitas que “reportam-se, naturalmente, ao século XIX, o que pressupõe hábitos alimentares e modos de confecção diferentes dos actuais, muito associados a um tipo de culinária regional”. Mas, garante, o respeito pelo espírito original dos pratos descritos por Camilo estará lá, neste jantar-tertúlia que tem o custo de 20 euros para sócios da APE e 25 para não-sócios.

Um comentário a Escritores portugueses recordam Camilo à volta da mesa

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>