Cozinha de potes de ferro e lume de lenha, e sabores transmontanos: se a ideia lhe agrada pode reservar na agenda uma data à escolha entre 28 de Janeiro e 8 de Fevereiro. Chegou a vez do Solar Bragançano, uma das maiores referências da gastronomia de Trás-os-Montes, vir até Lisboa e instalar-se durante uma semana no restaurante Terraço do Hotel Tivoli.
O projecto chama-se Portugal de Norte a Sul, é coordenado por Fátima Moura, e parte de uma excelente ideia que é a de trazer até à capital alguns dos melhores restaurantes do país, na lógica de “se Maomé não vai à montanha…”. Assim, já tivemos os restaurantes Casa Inês, do Porto, Tomba Lobos, do Alentejo, Noélia e Jerónimo, vindos do Algarve.
Agora, com o Solar Bragançano vem o casal que é a alma da casa, Desidério e Ana Maria, que trazem não só os melhores enchidos de porco bísaro de Vinhais, como várias outras especialidades: canja de pombo-torcaz, sopa de castanhas, tigelinhas de boletos, ensopado de congro, truta com presunto de Bísaro e batata transmontana, javali com cuscos de repolgas, perdiz com esparregado de nabiças e ninhos de batata palha, e sobremesas como a abóbora dourada e o pudim Abade de Baçal. E pronto, Trás-os-Montes já não fica longe de Lisboa.
Sou Brasileira e em duas oportunidades que estive em Bragança fui ao Solar. Atendimento diferenciado, vinhos excelentes e a comida impecável. O Sr. Desidério e Sra. Ana Maria são pessoas agradabilíssimas e fizeram questão de atender pessoalmente nossa mesa. Pretendo voltar mais vezes.
Que belas escolhas tem feito, Maria de Fátima! Não conheço a casa Ines no Porto. Os restantes restaurante são realmente um grande cartão de visita da nossa cozinha tradicional. Se estivesse em Lisboa, iria rapidamente degustar ap boa cozinha transmontana. Iguarias de primeira.