Há vindimas na única vinha de Lisboa

Quem viver em Lisboa e quiser experimentar fazer vindimas sem ter que sair da cidade pode fazê-lo naquela que é (por enquanto) a única vinha de Lisboa, pertencente ao Instituto Superior de Agronomia. Fica na Tapada da Ajuda, um espaço que é por si só um mundo imenso (são 100 hectares) que vale a pena descobrir.

photo(6)

A vindima já começou, primeiro com as castas Moscatel Galego e Moscatel de Setúbal, cujas uvas têm estado a ser vendidas ao público nos dias úteis junto de um dos portões do ISA (a partir de dia 18 será na rampa de entrada, junto à Rua Jau). Já lá fui e comprei óptimas  Moscatel Galego (a 1,5 euros). Por causa do microclima da Tapada, a vindima começa cedo, e a previsão do ISA é que termine perto de 20 de Setembro. Por isso, até lá, quem tiver um dia livre (ou mais)

pode inscrever-se como voluntário pelo email vindimas@isa.ulisboa.pt ou pelo telefone 924101712. Serão depois contactados, porque não é possível saber-se com antecedência quando começa a apanha de cada casta, o que depende do momento em que o teor de açúcar for considerado óptimo.

As castas que se seguirão (Viosinho, Alvarinho, Encruzado, Arinto, Maccabeo, Syrah, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet-Sauvignon) já não são para vender como uva de mesa, mas serão utilizadas para vinificação na adega do ISA, que sofreu obras de remodelação e, depois de uma interrupção no ano passado, está pronta para voltar a funcionar. É aqui que os alunos aprendem como se faz vinho. Quanto aos voluntários, pode também assistir ao trabalho na adega e provar o vinho de anos anteriores.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>