Jantares Origens estão de volta – para ficar. E trazem João Rodrigues já este mês

Não sei se estão recordados de, por alturas do festival Peixe em Lisboa, no início de Abril, ter contado aqui como foi o primeiro jantar Origens – uma ideia da Amuse Bouche, projecto da Ana Músico e do Paulo Barata, integrado no Sangue na Guelra – Young Chefs With Guts. Fica aqui o link para esse post, para quem quiser recordar. A boa notícia é que, três meses depois, os jantares Origens estão de volta, e vêm com um formato mais permanente.

chefe-joao-rodrigues-01

O próximo – primeiro desta nova série – será com o chef João Rodrigues, do Feitoria, no Hotel Altis de Belém (na foto), a acontecerá no Vestigius Wine & Gin, já no dia 21 (com o apoio do sommelier do Vestigius, João Chambel). A ideia é que haja um Jantar Origens a cada três meses com, como explica a informação enviada pela Amuse Bouche,  jovens chefs que já passaram pelo Sangue na Guelra, ou “se não passaram, são cozinheiros carismáticos e inventivos, que têm uma história para contar através de um jantar”.

E essa história tem, claro, a ver com as origens de cada um, tenham elas a ver com o local de onde vêm, a forma como chegaram à cozinha, enfim, tudo o que tenha tido uma influência determinante ao longo do seu percurso e que nos permita perceber de onde vem a identidade daquela cozinha – e para onde poderá caminhar no futuro. É isso que João Rodrigues vai revelar no dia 21, e foi isso que o português Leandro Carreira, e o japonês/italiano Yoji Tukuyoshi fizeram em Abril, em dois jantares surpreendentes e memoráveis.

Outra grande vantagem dos Origens, como já tinha dito na altura em que escrevi sobre o jantar do Yoji, é o ambiente descontraído, que permite ao chef falar com as pessoas (cerca de 30, no máximo), explicar o que está a fazer, responder a perguntas, contar histórias. É uma forma de se falar de comida, e de se descobrir a personalidade por trás dela – o que, obviamente, torna toda a experiência muito mais rica.

 O menu, composto num total de oito pratos (amuse-bouches, entradas, pratos principais e sobremesa), custa 60€  por pessoa com vinhos e água incluídos. As reservas podem ser feitas para: reservas@sanguenaguelra.com

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>