Cozinhas do Mundo em seis jantares na Mouraria

É mesmo uma oportunidade a não perder: começa já este fim-de-semana (e continua no próximo) uma série de seis jantares com cozinhas do mundo que se juntam numa pequena cozinha da Mouraria.

cozinha popular

Tudo acontece na Cozinha Popular da Mouraria, o projecto da fotógrafa Adriana Freire na Rua das Olarias. A ideia da Adriana foi criar uma cozinha comunitária, onde as pessoas do bairro, e não só, se juntassem à volta de uma mesa e de pratos deliciosos como se todos os dias houvesse um grande almoço de família.

Agora, o projecto dá mais um passo, juntando-se numa parceria com o festival de música Lisboa Mistura, e organiza estes seis jantares onde podemos ficar a conhecer melhor cozinhas tão diferentes como as da Roménia e do Bangladesh. O ambiente na Cozinha Popular é sempre muito divertido, aparecem as pessoas mais inesperadas, e só por isso já valeria a pena ir até lá. Mas há muito mais do que isso.

O primeiro jantar é já amanhã e leva até à Mouraria o chef de origem jugoslava Ljubomir Stanisic, do 100 Maneiras. Na sexta, quem toma conta da cozinha é a portuguesa Leonor Manita, cuja especialidade é a cozinha asiática contemporânea (o seu mais recente trabalho foi a criação da carta do restaurante Station, no Cais do Sodré), e sábado é dia da “cozinha bombástica do Médio Oriente” com Dima e Mali, representando respectivamente a Argélia e a Turquia.

O Cozinhas do Mundo – Mistura Popular continua no fim-de-semana seguinte, com, na quinta-feira, 26, especialidades romenas trazidas por Imi Bodo (prometem-se enchidos, fumados, queijos e “nutritivas sopas”); na sexta é a vez da “cozinha africana mundana” com o lisboeta de origem guineense Viriato Pã, para tudo terminar no sábado com um jantar de cozinha tradicional do Bangladesh por MD Nizam.

Fica aqui o link para o video que o PÚBLICO fez sobre os Natais de outras terras, no qual Imi explica as tradições da Roménia:

http://lifestyle.publico.pt/Videos/Video/12cca427-7422-4550-a939-bc3217a91180/1

Mas este ano é apenas o princípio, diz Adriana Freire. O projecto é para continuar e para crescer: a ideia é que na próxima edição o Cozinhas do Mundo traga também a Lisboa chefs vindos do estrangeiro, com as comidas e sabores dos países onde vivem.

A Cozinha Popular da Mouraria fica na Rua das Olarias nº 5, cada refeição custa 15 euros, e as reservas podem ser feitas para cozinhasdomundo.reservas@gmail.com

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>