Mistura, o maior festival gastronómico da América Latina

Estive ausente daqui por uns dias, mas por uma boa razão: viajei até ao Peru para estar no Mistura, considerado o maior festival gastronómico da América Latina, no país que aspira a ser o grande destino gastronómico da região.

Foto 1: Ceviche no Mistura (o peixe está escondido lá por baixo)

Foi uma experiência muito interessante. Em primeiro lugar pelo ambiente que se vive no Peru em torno da comida – o entusiasmo com que todos falam do assunto, a convicção profunda de que têm a maior gastronomia do mundo e que chegou o momento de o mundo a conhecer. É meio caminho andado. E é contagiante.

Foto 2: Há quem se faça fotografar junto ao churrasco de porco

Depois, pela sensação de que há muita coisa a fazer, muitas portas abertas, muitos caminho a explorar. A história do que se está a passar no Peru (e é muito) será contada na revista 2 do PÚBLICO, a 7 de Outubro, com entrevistas aos principais protagonistas. Mas aqui fica, para já, um registo visual do que é o Mistura (que começou a 7 e terminou a 16 de Setembro).

Foto 3: Há uma preocupação (talvez excessiva) com a higiene; aqui um restaurante que cruza a cozinha chinesa e a peruana aguarda fregueses

Foto 4: Para os mais impressionáveis, a visão do cuy (porquinho-da-índia) pronto a ser frito não é agradável, mas o prato é uma especialidade peruana

Foto 5: Apesar de estarmos no país do ceviche, foram os restaurantes de carne que tiveram mais saída no Mistura

Foto 6: A festa foi permanente; aqui danças em torno do Grande Mercado, onde os agricultores, sobretudo andinos, apresentavam os seus produtos, muitos dos quais novidades para os consumidores de Lima, a capital.

Foto 7: A festa continua. Calcula-se que em dez dias tenham passado pelo Mistura 500 mil pessoas. Quando a feira se realizou pela primeira vez, em 2008, teve 30 mil visitantes. É uma história de sucesso.

3 comentários a Mistura, o maior festival gastronómico da América Latina

    • Eu julgo que as datas certas deste ano ainda não foram anunciadas, Karyna. Mas o festival acontece em Setembro, geralmente no início. No ano passado foi entre 7 e 16. Deve ser mais ou menos a mesma coisa, mas eles só anunciam os dias mais lá para a Primavera.

      Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>