Chocolates e flor de sal

Foi uma das des­co­ber­tas do Peixe em Lis­boa — e não tem nada a ver com peixe. Ou melhor, tem alguma coisa a ver com o mar. Falo dos cho­co­la­tes Siopa, fei­tos por Fran­cisco Siopa e apre­sen­ta­dos no Mer­cado Gour­met do fes­ti­val pela mulher do Fran­cisco. São fei­tos com flor de sal da Sal­ma­rim, e têm emba­la­gens muito boni­tas (como, aliás, a Sal­ma­rim tem). Mas são, sobre­tudo, muito bons.

Fran­cisco Siopa, ex-chefe de pas­te­la­ria dos Hotéis Quinta da Mari­nha Resort e Ony­ria Mari­nha Edi­tion Hotel & Talasso, andou às vol­tas com a flor de sal e com o azeite (da Casa Ana­dia) e, depois de várias expe­ri­ên­cias para acer­tar equi­lí­brios de sabo­res, che­gou a uma linha com ópti­mos resul­ta­dos: há cho­co­late com Roque­fort, com foie gras, com azeite, com fram­bo­esa e mage­ri­cão, e ape­nas com flor de sal (são exce­len­tes). Entre os recheados, o meu pre­fe­rido foi o de tomate. Pro­vei des­con­fi­ada, o cére­bro a ter difi­cul­dade em ante­ci­par o que seria a asso­ci­a­ção do cho­co­late com o tomate, mas pareceu-me um equi­lí­brio per­feito. E, além de tudo isto, são muito elegantes.

 Na foto em baixo estão os de flor de sal.

Vendem-se na loja Momen­tos da nossa Terra (Casa da Guia, Cas­cais), Mer­ce­a­ria da Vila (Cas­cais), na Quinta do Sal­da­nha (Atrium Sal­da­nha, Lis­boa). No Norte, encontram-se na HIG, na Póvoa do Varzim.

5 comentários a Chocolates e flor de sal

  1. O Siopa Exo­tic Cho­co­la­tes e o Clau­dio Corallo são pro­jec­tos dis­tin­tos, Um encontra-se em São Tomé a pro­du­zir cacau.
    O Fran­cisco Siopa é pas­te­leiro e cho­co­la­teiro e teve a geni­a­li­dade de ino­var no seu seg­mento, cri­ando bom­bons para har­mo­ni­zar com vinho… e depois tomou-lhe o gosto.
    Mas são ambos ino­va­do­res e com carac­ter luso.
    Merece a pena pro­var ambos… bom apetite!

    Responder
  2. Edu­ardo, peço des­culpa informa-lo, mas o Clau­dio Corallo, tem outro tipo de com­bi­na­çoes, e o dese­nho que é feito nos bom­bons Siopa, é ori­gi­nal, pois ao pin­ta­dos a mao o que os torna uni­cos e dife­ren­tes! Terei todo o gosto em pre­sen­tea lo com uma selec­c­çao para poder expei­men­tar e ver que sao dife­ren­tes! os bom­bons siopa nao prtende copiar nig­guem, ate por­que este con­ceito segundo eles foi cri­ado para desen­vol­ver com vinhos.. Por favor, informe-se e com­pare.. mesmo os mais sim­ples que sao os de Flor De Sal Sal­na­rim, apre­sen­tam um jogo de cores unico, nao se com­pa­ranco com o meu amigo Corallo
    obrigado

    Responder
  3. Lembro-me que a minha avó metia uma barra de cho­co­late no doce de tomate. Uma exce­lente com­bi­na­ção. Já lá vão sei lá quan­tos anos e o sabor ainda me está bem mar­cado na memória.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>