Há um mistério para o qual gostava de encontrar uma explicação: porque é que as pessoas que visitam os Açores (eu incluída, mas muitos amigos também) vêm deslumbradas com tudo o que vêem mas sempre desiludidas com o que comem? Não com os produtos – quando têm oportunidade de os comprar ficam igualmente encantadas. O problema é o que os restaurantes fazem com esses produtos, que (com excepções, claro) não lhes presta justiça. Julgo que está a ser feito um esforço para alterar essa situação e, pelo que percebo, esse esforço já ultrapassou as ilhas e chega agora a Lisboa.
Na foto: Ilhéu de Vila Franca, São Miguel
Na próxima semana, de 19 a 25, o Flores, restaurante do Bairro Alto Hotel, vai apresentar uma Semana Gastronómica do Mar dos Açores e o chefe Vasco Lello vai cozinhar com produtos açorianos, mostrando, em especial, o que se pode fazer com os peixes dos Açores. Vai ser possível provar, por exemplo, sopa de tintureira e batata-doce, chicharro marinado, assado e frito com cebola de curtume, peixe porco em filetes, favinhas guisadas com enchidos e moreia/congro de caldeirada (na segunda-feira) ou consomé de rocaz com massa de algas, court-bouillon de cavala e batata em terrina, peixe galo frito com carolo berbigão e coentros, mero assado e abafado numa sopa azeda (na terça) ou encharéu com inhame, linguiça e espinafres (um dos pratos de quarta), abrótea e funcho em sopa (uma das entradas de quinta), atum braseado com creme de ouriço, salada de cavaco, flores e maracujá e bicuda braseada com arroz de lapas). Parece-me tentador – e vai ser certamente um momento de descoberta.
Come-se muito bem em qualquer cidade portuguesa. A solução talvez esteja em nos informarmos bem antes de entrarmos num restaurante. 😀
Sugestões de restaurantes no Açores
http://myrestaurant.pt/procurar?keys=A%C3%A7ores&tipo=All
Ver mais restaurantes de portugal (preço médio, ementa, localização…)
http://myrestaurant.pt/
Cara Alexandra,
sou açoreano e vivo na ilha de São Miguel. Devo dizer-lhe que concordo em absoluto com o que escreveu sobre a comida em restaurantes por cá. Tenho tentado arranjar explicações para tal acontecer, mas não é fácil. Como se explica que com tanta variedade de peixe fresco seja muito difícil comer bom peixe em restaurante?
Temos produtos excelentes e mais, uma cozinha tradicional de qualidade (come-se muito bem nas casas açoreanas) é muito frustrante ver o resultado que é apresentado na maioria dos restaurantes.
Cumprimentos
Bem, Bruno, vamos insistindo na crítica e tenho a certeza de que as coisas vão começar a mudar. Se tiver boas notícias e vir que, de facto, há mudanças, pode ir dando as boas novas por aqui – vamos gostar de saber.