Não vim a tempo anunciar aqui a conferência que houve hoje na Gulbenkian sobre alimentação, mas tenho uma boa desculpa: estive a entrevistar o orador, Charles Godfray, professor da Universidade de Oxford e especialista em questões alimentares, e não tive tempo para posts. Tenho, no entanto, duas boas notícias: a primeira é que, se estiverem interessados, a entrevista sai amanhã no PÚBLICO (e vai haver um video na edição online).
Falamos dos dificuldades em alimentar o mundo daqui a 20 anos, da auto-suficiência alimentar dos países, de como desperdiçamos comida, do pouco que as crianças sabem sobre a origem dos alimentos e de como seria importante que isso fizesse parte dos currículos escolares, e ainda das recentissimas experiências com carne criada artificialmente. Godfray acredita que dentro de 10 ou 20 anos ela será já um facto das nossas vidas. E que poderá ser saborosa.
Mas vai haver mais coisas para ler sobre comida no novo jornal. Esta semana foi o aniversário do PÚBLICO – 22 anos – e os suplementos com uma nova imagem gráfica começaram a sair hoje – primeiro Ipsilon, amanhã será a vez da Fugas e no domingo do novo 2. Na Fugas poderão ler a reportagem na Maçussa com o Adolfo Henriques e o queijo chèvre de que já falei aqui; e no 2 há também uma página com gastronomia (que herdará posts deste blog). São estas as novidades. Espero que gostem.