Uma história alemã

Não posso contar aqui toda esta história alemã porque já a vou contar no próximo Fugas. Mas digo-vos que, a certa altura, eu estava, de avental e chapéu de chefe de cozinha, a aprender a fazer Bolinhas de Carne Fleischpflanzerl. A piada é fácil mas não resisto: é mais fácil fazer as bolinhas do que dizer o nome delas.

Daqui a pouco deixo aqui a receita, que me foi dada pelo chefe Jorge Raimundo, do restaurante Biergarten, em Porches, no Algarve.

O restaurante faz parte do resort Vila Vita (embora fique no exterior) e tem ao lado um talho onde – com carne de porco preto da Herdade dos Grous (da qual já falei noutro post) – o talhante-chefe Thomas Weber, que desta vez estava ausente, faz artesanalmente todo o tipo de salsichas alemãs.

No restaurante não falta cerveja – ou não estivessemos nós num Biergarten. É o sítio certo para quem tiver uma súbita vontade de comer comida tipicamente alemã.

O chefe é português mas nascido na Alemanha, e por isso garantia de que conhece bem as especialidades. Aconselho a salsicha branca com mostarda doce e o pernil assado, que é previamente injectado com sal e fica rosado, tenro e muito saboroso.

E, como prometido, aqui fica a receita das Bolinhas de Carne (muito fácil).

650 g de carne de novilho picada; 650 g de carne de porco picada; 230 g de cebola; 140 g de pão, 6 ovos, 40 g de salsa picada; 2 dentes de alho; sal fino, pimentão-doce, pimenta branca em pó.

Picar a cebola e guardar; cortar o pão aos cubos sem côdea e demolhar em água; picar o alho finamente; picar a salsa, bater os ovos numa tijela; juntar sal, pimentão-doce e pimenta qb

Espremer o excesso de água do pão. Numa tijela juntar todos os ingredientes: a ceola, o pão, o alho, o pimentão, a salsa, os ovos, sal e pimenta. Quando tudo estiver misturado, adicionar a carne e envolver tudo muito bem. Formar bolinhas de carne e fritar. Acompanhar com ketchup de caril e com salada de batata.

Esta entrada foi publicada em restaurantes, Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/olhos-barriga/2012/02/28/uma-historia-alema/" title="Endereço para Uma história alemã" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a Uma história alemã

  1. GOSTO DA RECEITA.VON FLEISCHPFLANZER. VIVI 47 ANOS NA ALEMANHA SEI FAZER AS BOLINHAS DE CARNE.CONHEÇO MUITO BEM VILA VITA E TAMBEM A ERDADE DOS GROUS ADORO SALSICHAS ALEMAS POIS SO OS ALEMAES AS SABEM FAZER.BREVE MENTE IREI AI.AO BIERGARTEN .COMER PERNIL ASSADO.MUITOS PARABENS AO COZINHEIRO DO BIERGARTEN.E TAMBEM A VILA VITA.GOSTO

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>