Sapateira na Bica do Sapato

Era já final de tarde, na terça-feira, quando chegámos à Bica do Sapato. Lisboa, ao pé do rio. A luz começava a descer. Sentámo-nos numa mesa muito comprida, como se fosse um casamento. Só um pormenor destoava: os copos pretos. Mas havia uma explicação para isso: era mais uma das provas de hamonização entre comida e vinhos organizadas pela Alexandra Maciel para o livro que está a fazer. Desta vez, para nossa imensa alegria, o prato escolhido era recheio de sapateira, servido com pequenas tostinhas de pão torrado. E os copos pretos são essenciais para estas provas cegas, onde até os especialistas às vezes se desorientam entre brancos e tintos.

Mais uma vez segui o meu instinto, começando por dar notas mais baixas aos vinhos que claramente chocavam com a sapateira, como se ali se instalasse uma luta de personalidades entre um prato de sabor forte e um vinho que, em vez de se fundir com ele, tentava impor-se. A Alexandra lembra-nos sempre que não estamos ali para avaliar a qualidade do vinho por si só – isso levar-nos-ia provavelmente a pontuações muito diferentes. O objectivo é a hamonização e por isso a atenção dos jurados tem que estar concentrada na forma como comida e vinho se conjugam. Aprende-se sempre imenso.

Esta é já a 12ª prova organizada para este projecto, e, apesar de só ter participado em três, têm sido experiências muito interessantes e parece-me que a Alexandra está a conseguir um óptimo equilíbrio entre pratos mais populares e outros mais sofisticados, entre formas diferentes de cozinhar um mesmo produto (bacalhau, por exemplo, não se limitando às “partes nobres” mas incluindo outras) e entre restaurantes com características muito diferentes mas sempre com um imensa qualidade (em breve o projecto sairá de Lisboa e avançará para outras paragens – afinal ainda faltam 38 provas e há muito país a percorrer).

Aqui ficam os resultados da prova de harmonização entre vinhos e recheio de sapateira:

1) Domingos Soares Franco Colecção Privada Verdelho 2010

2) Marquês dos Vales Grace Viognier 2010

3) Montes dos Cabaços branco 2010

Um comentário a Sapateira na Bica do Sapato

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>