Portugueses premiados

A Academia Internacional de Gastronomia anunciou hoje os seus prémios anuais, e quatro deles foram para portugueses. O Prémio de Literatura Gastronómica distinguiu dois livros: Papa-Quilómetros em que o chefe Ljubomir Stanisic, do restaurante 100 Maneiras, viaja por Portugal cozinhando com produtos portugueses; e Cozinha com Ciência e Arte, de Joana Moura (que já foi objecto de uma crítica elogiosa no Ípsilon, assinada por David Teles Pereira).

Houve pela primeira vez um Prémio Multimédia, que foi atribuído ao jornalista da TVI Paulo Salvador pelo documentário O Banquete, sobre o Festival Gourmet Internacional do Vila Joya. E ainda o Prémio do Sommelier, que foi para o português Inácio Loureiro, do restaurante Fortaleza do Guincho.

O Grande Prémio de Arte da Cozinha foi para o chefe Joan Roca, do restaurante El Celler de Can Roca, em Girona, Espanha; enquanto o Grande Prémio da Cultura Gastronómica foi entregue ao Instituto Paul Bocuse – escola de gestão, hotelaria e restauração. A Academia Internacional de Gastronomia, que se reuniu em assembleia geral em Paris, é presidida pelo português José Bento dos Santos.

4 comentários a Portugueses premiados

  1. Olá Alexandra,
    isso são muito boas notícias. Li o livro do chefe Lju­bo­mir Sta­ni­sic e gostei bastante. Original. E agora ainda fiquei mais curiosa como o Cozinha com Ciência e Arte.

    Estes prémios são muito bons para a divulgação da nossa gastronomia.

    Um beijinho.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>