Que vinho para o bacalhau da Consoada?

A Alexandra Maciel voltou a juntar-nos à volta de uma mesa com uma missão difícil: comer três pratos de bacalhau cozido com todos, e provar 17 vinhos. Não foi fácil, mas cumprimos sem vacilar. Conclusão? O melhor vinho para acompanhar o bacalhau na noite de Natal é o Colheita do Sócio Reserva branco 2010. Ou pelo menos foi isso que acharam os 25 elementos do júri desta prova de harmonia – um grupo que juntou especialistas e não especialistas, e ainda Niki Segnit, a autora do Dicionários dos Sabores, de quem já falei aqui mais do que uma vez.

Mas houve mais duas escolhas. Em segundo lugar ficou o Herdade da Comporta branco 2010. E em terceiro o Medieval de Ourém 2010, um vinho especial da Quinta do Montalto, que se faz como os monges de Cister faziam no passado, e que é uma mistura da casta Trincadeira para o mosto tinto e da Fernão Pires para o mosto branco. Mas, se optarem por este, apressem-se porque a produção é reduzida.

O mais curioso foi ver como dois vinhos brancos e um palhete foram os vencedores quando vários dos presentes comentavam que para o bacalhau preferiam, sem dúvida, o vinho tinto. Esta é a quarta prova que a Alexandra faz para o livro que está a preparar sobre harmonização de vinhos com comida (houve uma prova à parte para os espumantes e o bacalhau, mas nessa não participei). Os vencedores aí foram o Borges Real Senhor Vinho Espumante Velha Reserva Bruto 2006; depois o São Domingos Vinho Espumante Baga Bruto; e em terceiro lugar o Vinha Formal Vinho Espumante 2009.

Só mais uma coisa: o bacalhau estava excelente (o fornecedor foi a Riberalves) e o restaurante, a Casa do Bacalhau, no Beato, tem um serviço exemplar. Três pratos de bacalhau iguais, e conseguirmos provar todos com o mesmo gosto… é preciso que esteja de facto muito bom. Até a Niki Segnit, que só tinha comido bacalhau duas vezes na vida e nunca apenas cozido, gostou. Mas o que mais a encantou foi a cebola cozida – que já se comeu em Inglaterra, mas que, diz ela, “desapareceu completamente” da cozinha britânica.

5 comentários a Que vinho para o bacalhau da Consoada?

    • Refere-se aos outros membros do júri? Claro. Aqui vão: António Santos Mota, director da revista O Escanção; Bruno Antunes, escanção e formador do Turismo de Portugal; Catarina Xavier, gerente do restaurante Momo no Casino de Lisboa; Célia Pedroso, co-autora do livro Eat Portugal, jornalista free lance de gastronomia e viagens; Eduardo Miragaia, jornalista e editor da revista Epicur, Helena Ales Pereira, editora da revista Lux Woman; Henrique Raposo, investigador e cronista do Expresso; João Bandeira, proprietários dos restaurantes Casa do Bacalhau e Via Graça; João Cassiano. administrado rdo Banco Finantia SA; João Sabido, administrador do Banco Finantia SA; Jorge Costa, empresário; José Prata, editor da Leya; Lucy Pepper, co-autora do livro Eat Portugal, escritora e ilustradora; Luís Costa Guimarães, engenheiro químico; Manuel Ribeirinho, empresário; Pedro Neves, jornalista da revista Epicur; Miguel Palma, director comercial da Herdade da Comporta; Nat Segnit, escritor e humorista (marido da Niki); Nuno Costa Santos, cronista do suplemento Tentações da revista Sábado; Patrícia Fontana, chefe de cozinha e formadora no Grande Hotel São Pedro, Hotel-Escola Senac, São Paulo, Brasil; Paulo Silva, colaborador da Decante; Rui Filipe, supervisor de vendas e análise de mercado, produto e qualidade na Carlos & Alves e Riberalves; Sónia Calheiros, jornalista da Visão.

      Responder
  1. Penso que a questão é mais complicada. O vinho é seguramente diferente se for para acompanhar um bacalhau rústico ou um bacalhau à Conde da Guarda. Mas gostei de ver um palhete a salientar-se. Para bacalhau em geral, é uma escolha minha vulgar.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>