Fim-de-semana bio

Já passei pela feira biológica organizada pela Miosótis no Centro de Artes Culinárias no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. Há várias coisas interessantes e vários produtores que estão a aproveitar a oportunidade para apresentar novos produtos. Sexta-feira ao final da tarde estavam, por exemplo, os produtores da marca aessencia a apresentar o seu licor biológico de pêra rocha – muito bom. Diz o folheto explicativo que para fazer um litro deste licor são necessários quase cinco quilos de pêra rocha.

Ângelo Rocha, gerente da Miosótis, apresentou também um projecto novo que a loja está a desenvolver com os pescadores de Sesimbra – peixe fresco, pescado com anzol, preparado e arranjado com água salgada, e trazido ao consumidor horas depois de ter sido pescado. E, o mais importante de tudo, com um preço justo para os pescadores. Chamaram-lhe O Melhor Peixe do Mundo.

Estes são os Alcagoita, amendoins torrados, de Aljezur (as fotografias ficaram muito mais verdes do que a realidade). Há também pasta de amendoim, desta região com condições únicas para dois produtos excelentes: os amendoins e a batata doce.

Estava ainda a marca Cogumelos Cultivados apresentando cogumelos de vários tipos, entre os quais o pioppino, que dizem ter sabor a nozes, mas também os pleurotus amarelo, cinzento e cor-de-rosa. E muitas variedades de rebentos – de trigo, alfafa, ervilha, alho francês, rabanete, coentros (foi o que comprei). É um autêntico concentrado de sabor.

Amanhã, sábado 27, às 14h, vai haver um showcooking com o chefe Bertílio Gomes, e no domingo, à mesma hora, com Maria Paola Porru, do restaurante Casanostra e da pizzaria Casanova.  A feira vai continuar até domingo ao final do dia. É uma oportunidade óptima para conhecer produtos que não chegam facilmente às lojas.

Um comentário a Fim-de-semana bio

  1. Pingback: Lisboa Bio 2011 – 1ª Feira de Produtos Biológicos Nacionais | joli

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>