Do mangal aos montes-ilha de Moçambique em discussão no Dolce Espaço, em Coimbra

Cerca de duas dezenas de pessoas assistiram à comunicação “Do mangal aos montes-ilha de Moçambique” que teve lugar no Dolce Espaço (Dolce Vita Coimbra), no passado dia 29 de Novembro.

Integrada no programa de conferências, formações e workshops promovidos pelo Centro Comercial Dolce Vita, a iniciativa foi dinamizada por António Gouveia, coordenador do projecto “No Trilho dos Naturalistas”. A abordagem centrou-se nas missões botânicas de exploradores da Universidade de Coimbra a esta antiga colónia portuguesa, com destaque para a que o próprio investigador integrou em conjunto com o naturalista Jorge Paiva, no âmbito da filmagem do documentário sobre Moçambique.

 

Espaço Dolce Conferência

 

Recorde-se que em Outubro passado, e durante cerca de um mês, um grupo composto pelos já referidos cientistas da Universidade de Coimbra, o realizador João Nicolau, e restante equipa de realização e produção da Terratreme Filmes esteve neste país a rodar um dos três documentários (de um conjunto de quatro) a filmar exclusivamente em África.

O itinerário da expedição, a grande diversidade biológica e de ecossistemas e, com especial ênfase, as plantas existentes em cada um deles, foram, entre outras, algumas das diversas questões em análise.

De salientar que a sessão foi também a primeira ocasião em que os seguidores do projecto tiveram oportunidade de ver algumas das centenas de fotografias registadas no decorrer da expedição e que muito em breve estarão online.

Um comentário a Do mangal aos montes-ilha de Moçambique em discussão no Dolce Espaço, em Coimbra

  1. achei interessante partilhar o video qui encontrei sobre a ilha de Moçambique no tempo dos portugueses quando inauguraram a ponte nova em 1967. uma autentica romaria como em qualquer região do norte de Portugal, com o padre a benzer a obra, o desfile da banda dos músicos, os escuteiros, os carros alegóricos até um carro com uma casinha dos locais com o teto em palha? as rainhas do desfile, o fogo de artifício, os sinais de trânsito novos, e um grande número de carros á espera para estrear a ponte nova:
    https://www.youtube.com/watch?v=pLXQ5TbNnHU

    desejo as maiores felicidades ao povo de Moçambique e a salvaguarda das belezas desse país
    Angela

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>