A caminho de Moçambique!

A equipa de No Trilho dos Naturalistas – as missões botânicas em África aterra já hoje, dia 9 de Outubro, em Maputo, Moçambique. O grupo composto por cientistas da Universidade de Coimbra, o naturalista Jorge Paiva e o biólogo António Gouveia, coordenador do projecto; o realizador João Nicolau, e restante equipa de realização e produção vai estar neste país durante cerca de um mês a rodar um dos três documentários (de um conjunto de quatro) a filmar exclusivamente em África.

O itinerário da expedição irá percorrer uma parte da extensa costa moçambicana, nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, para registar a grande diversidade biológica e de ecossistemas, incluindo recifes de corais, prados marinhos, mangais, sistemas dunares, e, com especial ênfase, as plantas existentes em cada um deles. Para o interior de Nampula, são de assinalar os inselbergs (formações rochosas de que já demos conta aqui no blog) e a mata de miombo.

Serão assim retraçadas as explorações realizadas em diferentes momentos da história por figuras como João de Loureiro, Manuel Galvão da Silva, Manuel Rodrigues de Carvalho, António Rocha da Torre, e destacados os trabalhos de investigação de figuras como Luis Carrisso, Francisco Mendonça, Sofia Pomba Guerra e Aurélio Quintanilha, entre outros.

Durante a estadia, estão também agendadas visitas a várias personalidades e instituições de Moçambique, designadamente a Universidade Lúrio, cujo Reitor Jorge Ferrão, tem prestado grande apoio ao projecto.

Sempre que possível, daremos conta dos momentos marcantes desta viagem, com imagens e relatos de episódios vividos no local. A aventura começa hoje!

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>