Objectos com História: as “Colecções de fotografias diapositivas de Angola”

Luis Wittnich Carrisso teve honras de abertura deste blog com um excerto do filme “Missão Académica a Angola – alguns aspectos cinematográficos da viagem”. O registo visual da expedição de 1929 levada a cabo por si, em conjunto com outras duas dezenas de académicos de referência, constitui apenas uma pequena parte do riquíssimo espólio iconográfico que reuniu nas suas várias incursões a esse país.

Desse arquivo, que inclui algumas centenas de fotografias, foi organizada uma colecção de 20 diapositivos em vidro, inclusos numa caixa de madeira, enviada em 1932 a vários estabelecimentos de ensino do país (continente e ilhas), com o intuito de os professores ministrarem aos alunos conhecimentos sobre as então colónias portuguesas.

O material foi preparado e distribuído por cerca de quatro dezenas de liceus devidamente acompanhado de notas explicativas impressas, que serviriam como guias “práticos para os professores ministrarem aos seus alunos conhecimentos acerca das nossas colónias”.

Na próxima quarta-feira, dia 27 de Junho, pelas 17.00 horas, este material vai ser revisitado por António Gouveia, coordenador do projecto “No Trilho dos Naturalistas – as expedições botânicas a África”, no âmbito da iniciativa “Objectos com História”. Este ciclo de palestras organizadas pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra tem como objectivo “dar a conhecer melhor os objectos científicos e de história natural da Universidade de Coimbra, dando ênfase quer a personagens marcantes, quer alguns objectos que testemunharam momentos chave da história da Universidade de Coimbra.”

Partindo do vidro frágil mas tentando não o partir, será feita uma viagem pela geografia, vegetação, infra-estruturas, o deserto, as miragens…
Curiosos sobre o tema? Cá vos aguardamos no Museu da Ciência!

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>