Um projecto que junta palavras, música e ilustração e anda há mais de dez anos por aí a alegrar famílias. Galo Gordo já voou até à Austrália e à Índia.
Lançado no final do ano passado, Galo Gordo É Uma Festa! assinala a passagem de mais de uma década sobre o início deste projecto literário e musical. Inês Pupo, autora do texto, conta ao PÚBLICO, via e-mail, como tudo começou: “Nasceu quando o Gonçalo Pratas dava aulas de Música a crianças e me pediu letras para poder compor canções para os alunos. Pedia-me poemas que falassem do dia-a-dia e dos dias importantes do ano, como o São Martinho, o pão-por-deus, a mãe, o pai, os avós, entre tantos outros temas que marcam os nossos dias.”

O livro ficou pronto durante a quarentena do ano passado. “Impressionou-nos, na altura, o facto de vários dos poemas parecerem ter sido escritos a pensar neste tempo estranho que estamos a viver, embora não tenham sido. Falamos do facto de cada dia ser uma festa só por estarmos juntos e de nos olharmos olhos nos olhos, falamos das mudanças e de como tudo muda num segundo, falamos da roda da vida e das perguntas para as quais nem sempre temos resposta”, descreve a autora, que também interpreta as canções, em conjunto com Gonçalo Pratas.
Para o lançamento, estava agendado um concerto, em Novembro de 2020, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. A pandemia obrigou a que fosse adiado para Junho deste ano, mas ainda não há confirmação, informa o músico Gonçalo Pratas.
Inês Pupo aproveita para recordar nomes com quem já colaboraram: “Temos belas memórias de momentos de estúdio ou de palco com Filipe Raposo, António Quintino, Diogo Duque, Celina da Piedade, Luís Peixoto, Ricardo Toscano, Cristina Branco, entre muitos outros.”
Melhor ilustração para livro infantil em 2009
Cristina Sampaio, por seu lado, diz ao PÚBLICO que gosta de ilustrar este tipo de livro, com poemas-canções: “Até acho que prefiro, cada quadro é um quadro, o que me permite uma grande variedade de representações. E os poemas da Inês, que eu adoro, são muito coloridos e, portanto, inspiradores.”
A ilustradora e cartoonista recorda que o primeiro livro foi publicado pela Caminho, editora com que já tinha feito diversos livros. “A sugestão partiu do editor, José Oliveira. Só conheci os autores posteriormente, quando o livro Canta o Galo Gordo foi premiado no Festival de BD da Amadora 2009 [melhor ilustração para livro infantil].” E descreve o processo para esse trabalho: “Só recebi o texto. Fiz os esboços, que enviei ao editor, que por sua vez enviou aos autores, que gostaram, e eu avancei com os finais.”
Tournées e Plano Nacional de Leitura
Gonçalo Pratas não quer deixar de referir as “três tournées” que realizaram “na rede nacional de auditórios, associadas a cada um dos livros, e o facto de os quatro livros fazerem parte do Plano Nacional de Leitura”.
O Galo Gordo foi ainda convidado pelo Instituto Camões para representar Portugal “em duas situações marcantes”. “Fomos à Austrália, em 2017, apresentar os livros aos alunos das escolas portuguesas, e à Índia, em 2019, participar no festival literário Bookaroo, com alguns dos nossos livros e projectos musicais.”
Galo Gordo É Uma Festa
Texto: Inês Pupo e Gonçalo Pratas
Ilustração e design gráfico: Cristina Sampaio
Revisão: Rosa Machado
Edição: Livros Horizonte
CD
Música, arranjos e direcção musical: Gonçalo Pratas e João Fragoso
Produção: Constróisons, Edição e Produção Multimédia, Lda
Livro+CD: 10,90€
Texto divulgado na edição do Público de 23 de Janeiro de 2021, no site-satélite Ímpar.
Na edição impressa, sai sempre uma versão mais curta do texto. Quem desenhou esta página foi Sandra Silva. O Guia do Lazer ocupou-se da parte de agenda. (Em papel, é outra música…)