A reflexão sobre identidade de género anda a cansar muitos de nós. Sobretudo os que não têm dúvidas e nela se sentem confortáveis. É injusto.
“Menino ou menina?”; “traquina ou traquina?”; “azul ou rosa?”; “guloso ou gulosa?” Parecem perguntas inocentes. Até seriam se não provocassem tantos constrangimentos e impedimentos. Para eles e para elas.
Numa, aparece de cabelo curto, de calças e a brincar com um carro amarelo; noutra, tem cabelos compridos, óculos cor-de-rosa e uma boneca ao colo. Para não falar de uma espécie de laçarote na cabeça.
Este pensamento levou a outro: “Será que é importante saber se alguém é um menino ou uma menina?” Para concluir: “Na minha opinião, não é lá muito necessário.”
O livro parece convidar os mais novos à observação e os mais velhos à compreensão. A todos, pressente-se um apelo à aceitação.
Inicialmente pensado para ser editado em espanhol, Menino, Menina beneficiou da ignorância de Joana Estrela naquela língua: “O facto de ter escrito em espanhol ajudou a tornar o livro muito simples. Isto porque eu não sei falar espanhol nada bem, e então tinha de simplificar!” O resultado foi bom. “Ajudou a tornar o livro muito simples”, diz a ilustradora, nascida em Penafiel, em 1990.
Joana Estrela estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes do Porto (2012), passou por Budapeste e Vilnius, e voltou ao Porto, onde trabalha em ilustração e banda desenhada. Em 2014, a Plana publicou o seu primeiro livro, Propaganda, e, em 2016, o Planeta Tangerina publicou Mana, obra vencedora do I Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado. Nesse ano, ganhou também o prémio para Melhor Ilustração de Livro Infantil (autor português) no Amadora BD. Teve ainda uma menção no Prémio Nacional de Ilustração de 2018.
Menino, Menina
Texto e ilustração: Joana Estrela
Revisão: Carlos Grifo Babo
Edição: Planeta Tangerina
48 págs., 12,90€
Texto divulgado na edição do Público de 26 de Dezembro de 2020, no site-satélite Ímpar
Na edição impressa, saiu uma versão mais reduzida do texto. A página ficou assim, desenhada por Sandra Silva e com a colaboração do Guia do Lazer na parte de agenda. (Temos sorte com quem nos ajuda a fazer estas páginas catitas.)