“Era uma vez um menino que sentia o coração maior do que o resto do corpo. À noite, quando se deitava, sentia-o a aumentar, a aumentar… como se quisesse fugir do lugar e, quem sabe, voar!”
É assim que Edna Ladeira nos apresenta o protagonista de Coração-Balão. O ilustrador, Helder Teixeira Peleja, começa por nos mostrar um rapaz a ver-se ao espelho. O seu reflexo é um enorme coração, vermelho-vivo, que extravasa os limites da moldura. “O coração do menino vestia-o, dos pés à cabeça! Era algo que ele não conseguia explicar!” Ficamos depois a saber que um amigo de verdade era o que lhe estava a faltar.
Um livro sobre a importância da amizade e a lembrar a necessidade de nos fazermos acompanhar por quem connosco se sintoniza.
Escrita com sensibilidade e clareza, a história ganha energia com a criatividade das imagens que a acompanham. Gostamos do colorido e do dinamismo das ilustrações. Aplauso para o balão de ar quente e para as cabeças em forma de peças de puzzle.
A autora, Edna Ladeira, é licenciada em Comunicação Social, “mas foi nos cursos de escrita criativa que encontrou o seu verdadeiro entusiasmo”. Em 2019, oficializou a marca Lá Vem Ela com Histórias!, em nome da qual cria conteúdos para revistas, websites, guias e livros.
Diz ver “na educação uma porta para um mundo melhor”, considerando que “as histórias e as memórias são uma forma bonita e eficaz de lá chegar”.
O ilustrador, Helder Teixeira Peleja, “é um apaixonado pela arte de ‘rabiscar’ desde que tem memória” e tem vindo a frequentar vários workshops de ilustração e design. “Com participação em dezenas de obras editadas como ilustrador freelancer”, o seu trabalho destaca-se no cartoon. Sonho: “Ocupar os dias a desenhar.”
O menino com o coração gigante há-de encontrar uma grande amiga. E as peças vão conseguir encaixar-se. É tão bom quando isso acontece.
Coração-Balão
Texto: Edna Ladeira
Ilustração: Helder Teixeira Peleja
Revisão: Pedro Rodrigues
Paginação: Marina Soares
Edição: De autor
16 págs., 10€ (lavemelacomhistorias@gmail.com), 12,50€ (livrarias)
(Texto divulgado na edição do Público de dia 11 de Abril de 2020)
A página completa, com este grande coração-balão, foi desenhada por Ana Cristina Fidalgo, com a ajuda de Valter Oliveira e Paulo Lopes (responsáveis pelo tratamento de imagens). Obrigada a todos. Páscoa feliz (no género… quarentena).
Não deixem de visitar o Guia do Lazer, com actividades para toda a família (por agora, dentro de casa).